O Site do Hardware Livre - OSHW

Carregador de Nicad (CIR788)

Este circuito apareceu numa Practical Electronics de novembro de 1982. A revista já não existe mais, mas o circuito é viável pois todos os componentes são comuns. A revista é inglesa daí a simbologia na entrada do circuito ser um pouco diferente, mas podemos perfeitamente trocar o T1 original de 240 V x 50 Hz por um transformador normal de 110 V ou 220 V para 9 a 12 V x 500 mA ou mais. O MC78M05 na verdade é um regulador comum 7805 e o BC159 pode ser trocado por um BD136, assim como o BC149 por um BD135. O circuito pode carregar até 4 baterias de Nicad com corrente 250 mA. A seleção é feita por s2.

 

 Carregador de Nicad
Carregador de Nicad

 

Datasheet do 7805

Datasheet do BC159

Datasheet do BD136

Datasheet do BC135

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Depois do Carnaval (OP188)

Dizem que as coisas em nosso país só começam a andar depois do carnaval. Pode ser para alguns, mas para nós, elas continuam como sempre: andando antes do carnal, no carnaval e depois do carnaval. De fato, continuamos a trabalhar nesses dois períodos no mesmo ritmo de sempre criando coisas novas que todos os dias entram tanto em nosso site em português, como em suas versões em espanhol e em inglês.

Leia mais...

Tempo
Querer ser de seu tempo é estar, já ultrapassado. (Vouloir être de son tempos, cest déj être dépassé.)
Ionesco Notas e Contranotas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)