O Site do Hardware Livre - OSHW

Dimmer com Triac (CIR907)

Encontramos este circuito simples numa publicação inglesa denominada Electronic Circuit Design no 3 da primavera de 1980. O circuito pode controlar cargas como lâmpadas incandescentes e elementos de aquecimento com potência máxima que depende do Triac. O circuito possui uma interessante rede de descarga do capacitor no final do ciclo de carga e disparo de modo a melhorar o desempenho. Neste circuito não é ligado um resistor limitador para o final do curso do potenciômetro. Assim, como melhoria deste circuito recomendamos usar um potenciômetro de 470k (220k na rede de 110, pois este circuito é para a rede de 220 V) em série com um resistor de 10k. Os diodos são todos 1N4004 ou 1N4007 e L1 é enrolada num bastão de ferrite consistindo em aproximadamente 20 espiras de fio grosso, de acordo com a carga. O triac pode ser qualquer um da série TIC conforme a carga alimentada. O circuito funciona tanto na rede de 110 V como 220 V.

 

 Dimmer com Triac
Dimmer com Triac

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Tecnologia de Impacto (OP177)

Há tempos atrás para que uma inovação importante na tecnologia fosse desenvolvida se passavam anos. Hoje porém a tecnologia se desenvolve numa velocidade impressionante, e todos os dias temos inovações e impacto que inclusive justificam o nome de uma nova seção nossa. Nosso site é dinâmico e sempre continuará dinâmico, mas sem perder a memória.

Leia mais...

Obséquio
O obséquio produz amigos, a verdade ódio. (obsequium amicos veritas odium parit.)
Terêncio (190-159 AC) - A Moça de Andros - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)