O Site do Hardware Livre - OSHW

Automação residencial – Como contratar um profissional? (ART1138)

A AURESIDE – AssociaçãoBrasileiradeAutomaçãoResidencial– tem como um dos seus objetivos transmitir ao mercado informações relevantes para que o trabalho dos profissionais da área seja bem compreendido e conseqüentemente bem aceito pelos consumidores. Neste momento, os benefícios da Automação Residencial estão se tornando evidentes para uma parcela significativa da população e a demanda por seus produtos e serviços vem crescendo num ritmo acelerado.

O bom funcionamento das relações de consumo neste mercado depende essencialmente das atividades desenvolvidas pelo Integrador de Sistemas Residenciais, um novo profissional que surgiu nos últimos anos e que é responsável pelo projeto, pela instalação e pela programação dos equipamentos.

Objetivando qualificar estes novos profissionais, a AURESIDE desenvolveu um curso de certificação que, há mais de cinco anos, prepara e habilita estes profissionais para o mercado.

Mais de setecentos profissionais de todo o Brasil já passaram por esta etapa de formação conceitual. Temos certeza que esta qualificação é um fator importante na escolha do seu Integrador. Assim, sugerimos que um dos critérios essenciais que devem nortear a contratação de empresas e profissionais da área seja a certificação da AURESIDE.

Durante este curso, além das noções conceituais, o treinando é apresentado às diferentes tecnologias existentes, podendo optar pela continuidade de sua qualificação nos temas onde necessita de maior aprofundamento.

Devido à complexidade dos temas envolvidos, à diversidade e à rapidez na introdução de novas tecnologias, entendemos que o Integrador deve se manter atualizado, além de desenvolver e consolidar novos processos de trabalho para sua nova atividade.

Como critérios adicionais de avaliação, preparamos esta “cartilha” que visa orientar sobre os outros aspectos importantes que devem ser analisados pelo contratante de Automação Residencial para que o projeto a ser desenvolvido atinja os seus objetivos.

 

Quais certificações o profissional que você pretende contratar possui?

O treinamento e certificação de fabricantes para projeto, instalação e programação de equipamentos de automação residencial são considerados fundamentais dentre as qualificações de um Integrador.

O treinamento de um fabricante normalmente tem dois estágios:

 

1) habilita um Instalador Autorizado para fazer uma instalação de seus equipamentos baseado num projeto de terceiros;

 

2) certifica um Integrador de Sistemas para projeto e programação.

 

O treinamento oferecido por um fabricante deve ser encarado não como um substituto, mas sim como um complemento à educação formal, à experiência profissional e ao conjunto de habilidades do Integrador.

 

Devido à importância que o Curso de Integrador da AURESIDE adquiriu perante o mercado, diversos fabricantes consideram-no um pré-requisito para seus treinamentos de capacitação técnica. Qual educação formal tem o profissional que vai projetar e programar os sistemas de sua residência?

Um especialista em Automação Residencial deveria ser para o conjunto de tecnologias domésticas o mesmo que um arquiteto representa para uma nova casa.

Em engenheiro bem treinado em equipamento eletrônico, software e projeto de sistemas é um exemplo deste tipo de qualificação.

Profissionais com formação técnica em geral também podem desenvolver atividades na área, desde que baseados em treinamentos complementares e experiência prática.

Profissionais especializados Automação Residencial transmitem maior valor agregado aos seus projetos e muitas vezes não cobram mais do que pessoal menos qualificado.

 

Quanto tempo de experiência exclusivamente em Automação Residencial possui o profissional que você quer contratar?

Você preferiria que o profissional contratado tivesse a maior parte de suas aulas práticas ao desenvolver o seu projeto ou que ele já tivesse aprendido antes?

Assim como várias outras especialidades técnicas, a integração na área de Automação Residencial envolve a descoberta de muitos novos detalhes ainda não documentados, bem como o desenvolvimento de procedimentos e processos que vão além da educação formal e dependem da vivência e da dedicação prioritária do profissional ao tema.

Podem ser necessários alguns anos de vivencia para que o profissional consiga efetivamente obter um “ajuste fino” em seus projetos, tanto no que tange aos procedimentos como aos equipamentos e suas características.

 

Solicite um modelo de projeto e documentação para saber se está adequado às suas necessidades.

É necessário que a proposta de serviços seja detalhada antes da fase de contratação para saber se todas as suas necessidades estão nela contempladas

Esta proposta inicial deve conter uma listagem dos itens incluídos, seus preços individualizados, e desenhos esquemáticos que facilitem a compreensão do escopo a ser contratado.

Leve em conta que um projeto elétrico convencional não é uma base adequada para a implantação de Automação Residencial, portanto contratar um projeto específico será com certeza um sábio investimento. Pergunte ao seu Integrador se ele vai alocar um numero suficiente de horas para o seu projeto

Lembre-se que tanto você quanto o seu Integrador devem dedicar a quantidade de horas necessárias para terem certeza que o projeto a ser desenvolvido atenderá às suas expectativas .

Seu Integrador deve compreender suas necessidades atuais e também futuras.

O Integrador deve lhe explicar claramente as limitações atuais do sistema a ser implantado e a flexibilidade para expansões futuras .

O Integrador deve participar da instalação, deve fornecer as instruções iniciais de operação, bem como agendar uma reprogramação depois de algum tempo que você estiver usando a casa visando ajustar os sistemas ao seu uso rotineiro.

 

Seu Integrador têm um website?

É fácil de ser contatado?

. Para alguém que trabalha com tecnologia, é importante ter um website atualizado e com informações de valor.

. Ter contato por e-mail e telefone com respostas rápidas e eficientes é também um medidor de grande valia

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Trabalho
O trabalho persistente vence tudo. (Labor omnia vincit improbus.)
Virgílio (70-19 a.C.) - Geórgicas I - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)