O Site do Hardware Livre - OSHW

LEDs Estroboscópicos (NE233)

Este interessante circuito pode ser usado para produzir efeitos estroboscópicos ou ainda para medir a velocidade de rotação de motores ou peças circulares substituindo-se R1 por um potenciômetro de 1 M ? em série com um resistor de 10 k?. O capacitor C1 pode ter valores na faixa de 100 nF a 10 µF. O valor colocado no circuito dá uma taxa de piscadas elevada que visualmente não pode ser observada, mas na simulação permite ver que os LEDs piscam. A alimentação é feita com tensão de 6 V a 12 V e o transistor deve ser dotado de radiador de calor. Recomenda-se o uso de LEDs brancos de alto-brilho. Transistores equivalentes ao BD135 como o TIP31 e mesmo Darlingtons podem ser usados para uma saída de maior potência. A quantidade de LEDs depende apenas da soma total de suas correntes que deve ser menor que 500 mA para o BD135. Clique na chave de simulação I/O para ver os LEDs piscarem.

 

 LEDs Estroboscópicos
LEDs Estroboscópicos

 

Arquivos para download: Simulação e Netlist

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Ser não ser honesto (OP192)

Não há dúvida de que estamos passando por uma época de transformações políticas e sociais. Já não se admite desonestidade na política, e evidentemente em qualquer outro tipo de atividade em nosso país. A pressão tem sido cada vez maior no sentido de erradicar este mal, mas infelizmente ainda vemos que em alguns setores, esta mentalidade parece não estar mudando com a devida velocidade.

Leia mais...

Incompetência
A maior prova da incompetência de uma pessoa e transferir para alguém a culpa de seus próprios erros.
Newton C. Braga - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)