NOSSAS REDES SOCIAIS -

Acendendo um LED (MSB052)

Como estudamos, para acender um LED é preciso haver um percurso fechado para a corrente, ou seja, um circuito fechado. Também verificamos que o LED não pode ser ligado diretamente à pilha, pois a corrente seria excessiva e ele poderia queimar. Devemos então usar um resistor para limitar essa corrente. Assim, a corrente circula pelo LED passando pelo resistor indo do positivo da bateria para o negativo. Veja que o LED é um componente polarizado, ou seja, existe um caminho certo para a corrente. Se ele for invertido o circuito não funciona e o LED não acende. A polaridade do LED é dada pelos seus terminais ou pelo seu lado chato, conforme mostra a figura 1.

 

   Figura 1 – A polaridade do LED
Figura 1 – A polaridade do LED

 

Na simulação usamos um resistor de 1 k Ω é ligado em série com o LED de modo a limitar a corrente. O valor do resistor depende do brilho que desejamos para o LED, havendo um cálculo para esta finalidade.

 

MSB052 - Acendendo um LED
MSB052 - Acendendo um LED

 

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0052.zip)

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Suficiente
Tudo o que é apenas suficiente não basta nunca. (Tout ce qui est suffisant NE suffit jamais.)
Marivaux (1688 - 1773) - O Camponês Bem-Sucedido - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)