NOSSAS REDES SOCIAIS -

PWM de Potência (NE181)

O circuito apresentado consiste num controle PWM para motores, lâmpadas ou outras cargas resistivas. O sinal PWM é aplicado à base do transistor e a tensão máxima que desejamos na carga, ou seja, o valor dos pulsos PWM é ajustado no potenciômetro de 10 k. Na simulação pulsos da ordem de 10 V são aplicados a um motor. A forma de onda do sinal aplicado com ciclo ativo de 50% é dada no osciloscópio virtual do Multisim 11.o, onde foi feita a simulação. Com o LM117 a corrente máxima é da ordem de 1,2 A, mas podemos usar o LM350 para uma corrente máxima de 3 A. Nos dois casos, o circuito integrado deve ser montado em dissipador de calor. A tensão de entrada deve ficar pelo menos 2 V acima da tensão desejada na carga. Para motores é conveniente ligar um diodo em paralelo para evitar pulsos de retorno no circuito integrado.

 

PWM de potência.
PWM de potência.

 

Damos abaixo uma sugestão de placa de circuito impresso para a montagem do circuito.

 

Sugestão de placa do PWM de potência.
Sugestão de placa do PWM de potência.

 

Na simulação observamos que os pulsos não variam de 0 V até a tensão ajustada, mas sim partem de 1,25 V. Esta é a tensão de referência do zener interno do circuito integrado. A velocidade do motor ou a potência aplicada à carga são ajustadas pelo ciclo ativo do sinal de controle, no caso, produzido por um gerador de funções com uma frequência de 1 kHz. O circuito tem entrada compatível com lógica TTL e CMOS.

 

Análise do PWM de potência no osciloscópio.
Análise do PWM de potência no osciloscópio.

 

Arquivos para download: Simulação e Netlist

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Em busca de novos tempos

Em nossos últimos artigos, participações em lives, podcasts e vídeos temos ressaltado que estamos rapidamente caminhando para uma mudança de hábitos. São os novos tempos que estão chegando e que, em vista da pandemia estamos buscando para que sejam melhores e que nos tragam esperanças, paz e novos graus de compreensão, principalmente em nível mundial.

Leia mais...

Silêncio
Abençoado o homem que, não tendo nada a dizer, se abstém de demonstrá-lo em palavras. (Blessed is the man Who, having nothing to say, abstains from giving in words evidence of the fact.)
Georges Eliot (1819 - 1880) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)