NOSSAS REDES SOCIAIS -

Controle PWM de Motor DC - NE0009

Eis um circuito simples de controle PWM de motor DC com uma boa faixa de atuação dada por um potenciômetro. O capacitor C2 deste circuito deve ser escolhido de acordo com as características do motor para que ocorra um controle suave sem vibrações e com uma partida sem problemas. O transistor de efeito de campo de potência Q1 pode ser de qualquer tipo que suporte a corrente do motor controlado. No caso, o controle é de um motor de 12 V, mas a tensão do motor pode variar só ficando limitada pela tensão máxima que o transistor pode controlar. O circuito consiste basicamente num oscilador feito em torno de duas portas de um circuito integrado 4093 com a freqüência controlada pelo potenciômetro R2. Na figura 1 temos o circuito completo gerado no Multisim e com o osciloscópio virtual na sua saída para que a forma de onda do sinal gerado possa ser visualizada.


Figura 1 – Diagrama do controle PWM

Observe que o setor de controle (U1) tem uma alimentação de 5 V. Na verdade, este setor pode ter tensões de trabalho na faixa de 5 a 12 V. Na figura 2 temos a forma de onda visualizada no osciloscópio virtual do Multisim.



Figura 2 – Forma de onda visualizada no osciloscópio do Multisim.

Veja que a amplitude do sinal aplicado ao motor é de 12 V.O ciclo ativo e a frequência podem ser ajustados no potenciômetro.

Abaixo, o leitor encontrará o arquivo para simulação no Multisim, assim como a Netlist que permite exportar para outros programas de simulação. Com o Multisim é possível alterar os valores dos componentes e com isso otimizar o circuito para sua aplicação.

 

Para baixar o circuito simulado em Multism, clique aqui.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Explicação
Explica-se sobretudo o que não se entende. (Cest surtout ce quon ne comprend pas quon explique.)
Barbey D Aurevilly (1808 1889) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)