Um dos problemas que alguns leitores encontram ao projetar circuitos digitais é que determinados circuitos integrados comuns não são encontrados no banco de componente como, por exemplo, algumas funções TTL e CMOS. Como fazer para projetar circuitos que exijam estas funções?

No banco de componentes do MultiSIM não encontramos certos circuitos integrados digitais muito comuns como, por exemplo, o 7400, 7404, etc TTLs que constituem-se em funções lógicas conhecidas.

Como projetar usando tais circuitos?

Diferentemente do que o leitor possa pensar, não é difícil.

O que ocorre é que as funções lógicas principais, tanto TTL como CMOS disponíveis em circuitos integrados são muitas e de muitos fabricantes o que dificultaria dispor das NET lists no software.

Assim, em lugar de trabalharmos com o circuito integrado em si, é melhor trabalhar com as funções separadas.

Por exemplo, sabemos que o 7400 consiste em 4 portas NAND de duas entradas. Se numa aplicação precisarmos destas portas, podemos usá-la uma a uma obtendo na caixa Master Data Base TTL, conforme mostra a figura 1.

Na caixa NAND2 (NAND de duas entradas) temos a função que pode ser arrastada e deixada na área de trabalho.

 

Figura 1
Figura 1

 

Assim, basta arrastar para a área de trabalho quantas portas quisermos e depois verificar de quantos 7400 precisamos, pois cada um deles tem 4 delas disponíveis.

Ao arrastarmos essas funções as alimentações digitais devem ser incluídas no projeto.

 

Figura 2
Figura 2