NOSSAS REDES SOCIAIS -

Projetos Digitais – Componentes não disponíveis no MSB (DMSB004)

Um dos problemas que alguns leitores encontram ao projetar circuitos digitais é que determinados circuitos integrados comuns não são encontrados no banco de componente como, por exemplo, algumas funções TTL e CMOS. Como fazer para projetar circuitos que exijam estas funções?

No banco de componentes do MultiSIM não encontramos certos circuitos integrados digitais muito comuns como, por exemplo, o 7400, 7404, etc TTLs que constituem-se em funções lógicas conhecidas.

Como projetar usando tais circuitos?

Diferentemente do que o leitor possa pensar, não é difícil.

O que ocorre é que as funções lógicas principais, tanto TTL como CMOS disponíveis em circuitos integrados são muitas e de muitos fabricantes o que dificultaria dispor das NET lists no software.

Assim, em lugar de trabalharmos com o circuito integrado em si, é melhor trabalhar com as funções separadas.

Por exemplo, sabemos que o 7400 consiste em 4 portas NAND de duas entradas. Se numa aplicação precisarmos destas portas, podemos usá-la uma a uma obtendo na caixa Master Data Base TTL, conforme mostra a figura 1.

Na caixa NAND2 (NAND de duas entradas) temos a função que pode ser arrastada e deixada na área de trabalho.

 

Figura 1
Figura 1

 

Assim, basta arrastar para a área de trabalho quantas portas quisermos e depois verificar de quantos 7400 precisamos, pois cada um deles tem 4 delas disponíveis.

Ao arrastarmos essas funções as alimentações digitais devem ser incluídas no projeto.

 

Figura 2
Figura 2

 

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Teoria
A teoria na prática é diferente. Se a frase não é do Barão de Itararé, pelo menos ele sempre a repetia com o humor que lhe era característico.
Arnaldo Niskier - Jornal do Brasil - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)