O Site do Hardware Livre - OSHW

Timer de 1 Transistor Darlington (NE282)

A diferença deste circuito em relação ao NE281 (Timer de 1 transistor) é que o uso de um transistor Darlington possibilita a obtenção de tempos maiores com menores capacitores. Isso ocorre porque a corrente de descarga do capacitor, pela base do transistor, pode ser muito menor para levá-lo a saturação. O capacitor de tempo pode ter valores entre 10 µF e 2 2000 µF, dependendo do tempo desejado. Na prática podem ser usados Darlingtons como o TIP115 para 1 A ou para maiores correntes. Na simulação aperte a barra de espaço por um instante para carregar C1. A lâmpada acenderá e permanecerá acesa por um intervalo de tempo que depende de C1. Altere este capacitor se quiser, lembrando que a simulação não dá o tempo real obtido num circuito prático. O circuito também funcionará com outras cargas como solenóides, relés e motores, além de LEDs em série com resistores. A alimentação também pode ficar entre 6 e 15 V dependendo da carga.

 

 Timer de 1 Transistor Darlington
Timer de 1 Transistor Darlington

 

Download da simulação e netlist

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Tecnologia de Impacto (OP177)

Há tempos atrás para que uma inovação importante na tecnologia fosse desenvolvida se passavam anos. Hoje porém a tecnologia se desenvolve numa velocidade impressionante, e todos os dias temos inovações e impacto que inclusive justificam o nome de uma nova seção nossa. Nosso site é dinâmico e sempre continuará dinâmico, mas sem perder a memória.

Leia mais...

Saúde
Deve-se rezar para se ter uma mente sã num corpo são. (Orandum est ut sit mens sana in corpore sano.)
Juvenal (60 130) - Satiras - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)