O Site do Hardware Livre - OSHW

Timer de 1 Transistor (NE281)

Pressionando a chave J1 por um tempo suficiente para carregar C1 (uma fração de segundo), ao soltar o capacitor descarrega-se através de R1 e do transistor que então faz a lâmpada X1 acender. A lâmpada ficará acesa por um tempo que depende de C1. Na simulação, pressione a tecla espaço algumas vezes para carregar C1 até a lâmpada acender. Então observe que a lâmpada ficará acesa por um certo tempo para depois apagar. Na simulação usamos uma lâmpada de 12 V x 10 W, mas na prática devemos ter uma lâmpada de no máximo 1 W, pois a corrente máxima que o BC548 suporta é esta. Para correntes maiores, mas também tempos menores, podemos usar o BD135. Também pode ser usado um LED em série com um resistor de 1 k em lugar da lâmpada. O circuito também funcionará com 6 ou 9 V, utilizando-se lâmpadas destas tensões.

 

 Timer de 1 Transistor
Timer de 1 Transistor

 

Download da simulação e netlist

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Tecnologia de Impacto (OP177)

Há tempos atrás para que uma inovação importante na tecnologia fosse desenvolvida se passavam anos. Hoje porém a tecnologia se desenvolve numa velocidade impressionante, e todos os dias temos inovações e impacto que inclusive justificam o nome de uma nova seção nossa. Nosso site é dinâmico e sempre continuará dinâmico, mas sem perder a memória.

Leia mais...

Ausentes
Os ausentes nunca têm razão. - (Les absents ont toujours torts.)
Destouches (1680 1754) O Obstáculo Imprevisto - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)