Timer com o 555 (NE125)
O Site do Hardware Livre - OSHW

Timer com o 555 (NE125)

Esta é a configuração básica de timer ou monoestável com o 555. Os valores dos componentes devem ser alterados para a aplicação. O sensor tanto pode ser um interruptor como reed-swtich ou outro, lembrando que ele deve fechar e abri  imediatamente para o disparo. O circuito na simulação aciona um LED, mas pode ser empregada uma etapa de potência para ativar uma carga como um relé. O circuito é dado na figura 1.

 

 

Ao se pressionar a barra de espaço na simulação por duas vezes de modo a fechar e abrir o interruptor, o LED acende por um tempo determinado pelo valor do capacitor. Veja que na simulação o tempo não corresponde ao real, dado o algoritmo usado pelo programa. A faixa de valores reais para o trimpot R2 deve  estar entre 47k e 1 M ohms. O circuito pode ser alimentado por tensões entre 5 e 12 V.

 

Neste link você encontra os arquivos de simulação e a netlist.

 

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Fim de Férias (OP184)

Para os leitores que estudam ou ensinam e que nos acompanham, agosto marca o término das férias de meio ano. Também para os leitores que trabalham com eletrônica, o mês de agosto também encerra a temporada em que viajam com a família e os filhos justamente devido as férias.

Leia mais...

Remédios
Quase todos os homens morrem de seus remédios e não de suas doenças.(Presque tous les hommes meurent de leurs remedes ET non de leurs maladies.)
Molire (1622 1673) O Doente Imaginário Ato III - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)