O Site do Hardware Livre - OSHW

Reostato para painel de carro (ART960)

Não são todos os carros que possuem um controle de luminosidade para a iluminação do painel de instrumento. Este recurso pode ser especialmente interessante nas viagens noturnas onde um nível menor de iluminação numa estrada escura é desejado. Como agregar este recurso de forma simples é o que mostramos com um simples circuito.

Se bem que a aplicação prática sugerida para este projeto seja no controle de lâmpadas de painel de carro, na verdade ele pode ser utilizado também nos seguintes casos:

* Controle de velocidade de motores DC como ventiladores de carro, motores de autorama.

* Controle de temperatura de pequenos elementos de aquecimento DC com correntes de até 3 A.

* Controle de luminosidade para lâmpadas de microscópios.

* Controle de tensão tornando uma fonte fixa, variável.

 

O circuito usa apenas 3 elementos e pode funcionar com tensões de entrada de 6 a 12 volts e controla correntes de até uns 3 ampères.

 

COMO FUNCIONA

O que temos é um simples reostato de corrente contínua. Nele um transistor tem a sua resistência entre o coletor e o emissor variada pela polarização de base feita através de P1.

Desta forma, a corrente que o transistor Q1 deixa passar para a carga pode ser ajustada por um potenciômetro comum que opera com uma corrente muito baixa.

Basta então ligar este circuito em série com a carga (lâmpadas do painel) e ajustar P1 para que a corrente e portanto o brilho das lâmpadas seja ajustado entre 0 e o máximo.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do controle de brilho para lâmpadas de painel.

 

Diagrama do reostato
Diagrama do reostato

 

 Uma pequena placa de circuito impresso serve de chassi para os componentes, conforme mostra a figura 2.

 

Sugestão de placa do reostato.
Sugestão de placa do reostato.

 

 O transistor 2N3055 deve ser montado num radiador de calor. este radiador tanto pode ser de tipo comercial como feito com uma chapa de metal grossa dobrada em forma de "U".

O resistor R1 deve ser de 1 W de dissipação e o potenciômetro é comum.

Como o aparelho se destina a instalação sob o painel podem ser usados fios longos para ligação ao potenciômetro. Este pode ficar em algum ponto do painel.

Recomenda-se que o montador use um potenciômetro com botão discreto de modo a não afetar a estética dos controles do painel.

 

PROVA E USO

O teste de funcionamento pode ser feito ligando-se o circuito a uma fonte e em série com uma lâmpada de qualquer tipo para 12 V. Atuando-se sobre o potenciômetro o brilho da lâmpada deve variar.

Comprovado o funcionamento é só fazer a instalação. Para isso descubra o fio que alimenta as lâmpadas do painel e interrompa-o. No lado que vem da bateria e chave que faz seu acionamento ligue o ponto A do controle. No lado que vai às lâmpadas ligue o ponto B do circuito.

 

Q1 - 2N3055 - transistor NPN de potência

R1 - 270 Ω ou 330 Ω x 1 W - resistor

P1 - 1 k Ω - potenciômetro de fio

Diversos:

Radiador de calor para o transistor, fios, botão para o potenciômetro, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Eletrônica
Já ninguém entendia a eletricidade...
Millôr Fernandes (Dicionário de Idéias Imediatas) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)