O Site do Hardware Livre - OSHW

Como Fazer Corretamente a “Chupeta” (ART1202)

Não se recomenda ligar em paralelo com a bateria esgotada de um carro, uma bateria carregada para dar a partida, principalmente nos carros modernos. A eletrônica sensível desses carros pode sofrer as consequências com danos aos circuitos.

No entanto, paracarros antigos e mesmo em situações de emergência admite-se a chamada “chupeta” que exige o emprego de cabos grossos, normalmente encontrados à venda nas seções de automotivos até mesmo de supermercados.

O que se faz então é ligar a bateria carregada separada ou de um carro que estaciona frente com o carro com a bateria esgotada, para fazer a interligação. A interligação é feita com cabos do positivo para o positivo e do negativo para o negativo.

 

Feita essa conexão observe os seguintes cuidados ao realizar a chupeta:

a)     Certifique-se de que todos os equipamentos e dispositivos dos dois carros, como lanternas, faróis, sistemas de ignição, alarmes, som, estejam desligados.

b)     Certifique-se de que as baterias dos dois carros estejam especificadas para a mesma tensão, normalmente 12 V. Isso é importante porque existem carros antigos que usam baterias de 6 V. Também é importante que as capacidades de corrente (Ah) das baterias dos dois carros tenham valores bem próximos.

c)     Remova as proteções das baterias de modo a expor os terminais. Se as baterias não forem do tipo selado, verifique o nível da água da que necessitar usando água destilada. Evite a água de torneira, pois contém impurezas. Apenas empregue-a numa situação de extrema emergência, mas sabendo que a vida útil de sua bateria estará comprometida. Para sair de uma situação crítica, num local perigoso, por exemplo.

d)     Se a bateria não for selada, cubra as aberturas com um papelão ou outro objeto para evitar ocorra um esguicho perigoso quando a partida for dada ou mesmo a segunda bateria conectada.

e)     Inicialmente, dê a partida, com a bateria boa e mantenha o carro ligado por alguns minutos para aquecer.

f)       Depois, tente dar a partida com a bateria enfraquecida. Se o carro pegar, deixe-a ligada por algum tempo, o suficiente para aquecer o motor e também para fornecer uma pequena recarga a bateria esgotada, se ela ainda admitir carga e se o sistema de carga (alternador) estiver em boas condições. Se isso ocorrer vá diretamente ao item i. Caso contrário veja o item seguinte.

g)     Se o carro não der a partida, ligue os cabos entre as baterias, um cabo de cada vez observando a polaridade e dê a partida com as duas baterias. Dê a partida. Se o carro pegar, mantenha as duas baterias conectadas por pelo menos 15 minutos, tempo necessário para a recarga da bateria esgotada, se ela ainda admitir carga e se o sistema de carga (alternador) do veículo estiver em bom estado. Depois desconecte a bateria externa ainda com o carro em funcionamento.

h)     Se o carro continuar funcionando, é sinal que a bateria aceitou alguma carga e estará sendo carregada. Deixe o carro ligado por mais pelo menos 15 minutos. No entanto, procure seu eletricista para saber porque a bateria perdeu a carga. Se o carro parar, a bateria não terá mais condições de uso. Procure seu eletricista de automóveis urgentemente.

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Contente e Triste (OP181)

Trabalhamos arduamente para manter nosso site, procurando todos os dias colocar matérias novas, participar de eventos e preparar novos livros que atendam todos aqueles ávidos por conhecimentos técnicos. Nossos resultados, por um lado, tem sido positivos com o reconhecimento de todos que frequentam nosso site e nos procuram em nossos eventos. No entanto, ao lado dessa alegria também temos os fatos negativos.

 

Leia mais...

Repetir
Quem vive estudando, mas nunca repete o que aprendeu, se parece com quem vive semeando, mas nunca ceifa.
Do Talmude - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)