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Brake Light Sequencial (ART1997)

Para muitos é uma simples decoração, mas existem países em que o Brake-light é obrigatório, considerado equipamento de segurança. Veja neste artigo como montar uma luz de freio sequencial para aumentar a segurança de seu carro e com um efeito muito bonito de luzes que correm.

O Brake-light é acionado por alguns instantes quando o motorista pisa no freio.

Sendo instalado no vidro traseiro, numa posição de melhor visualização, ele alerta o motorista que vem atrás do exato instante em que haverá uma redução brusca de velocidade.

Este procedimento ajuda a evitar que haja um choque traseiro, o que é muito comum hoje em dia.

O circuito que propomos faz com que luzes junto ao vidro traseiro pisquem de modo seqüencial quando o freio é acionado, conforme sugere a figura 1.

 

Figura 1 - Instalação no carro
Figura 1 - Instalação no carro

 

Obs. O projeto original de 1993 faz uso de lâmpadas, No entanto, numa versão atual podemos trocar as lâmpadas por LEDs com resistores de valor apropriado em série.

As luzes são de baixa potência, de 12 V, e instaladas numa pequena mangueira transparente, fixada facilmente no carro. Se as luzes não forem vermelhas basta envolvê-las num papel celofane desta cor e o problema da visualização estará resolvido.

O circuito é simples de montar e instalar, usando com componentes de áciul obtenção.

 

Características:

Tensão de alimentação: 12 V

Corrente: 100 mA (conforme as lâmpadas usadas)

Número de canais de acionamento: 4

 

COMO FUNCIONA

A base do projeto é o conhecido circuito integrado 4017, que consiste num contador/decodificador até 10 em tecnologia CMOS.

A cada pulso aplicado na entrada deste integrado (pino 14) uma das saídas vai ao nível alto, passando a anterior ao nível baixo.

Uma sequência de pulsos faz então com que tenhamos um corrimento do nível alto da primeira em direção a última saída, mantendo-se as demais no nível baixo.

Para produzir o efeito desejado temos um oscilador que gera os pulsos.

Este oscilador é um astável com o circuito integrado 555 e cuja velocidade é ajustada no trimpot P1 para dar o efeito desejado. No 4017, entretanto, usamos apenas 4 saídas, de modo que durante o tempo em que os pulsos são aplicados nas outras saídas tenhamos o intervalo, conforme sugerem as formas de onda da figura 2.

 

Figura 2 – Formas de onda no circuito
Figura 2 – Formas de onda no circuito

 

Cada saída utilizada do 4017 é ligada a um transistor driver que excita as pequenas lâmpadas de carga.

Usamos no projeto transistores BD135 de modo a permitir a utilização de lâmpadas de até 300 mA sem problemas, no entanto, se as lâmpadas forem de consumo muito mais baixo, 50 mA por exemplo, podem ser usados transistores BC547.

 

MONTAGEM

O diagrama completo do aparelho é mostrado na figura 3.

 

   Figura 3 – Diagrama do aparelho
Figura 3 – Diagrama do aparelho

 

A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 4.

 

   Figura 4 – Placa para a montagem
Figura 4 – Placa para a montagem

 

 

Os circuitos integrados devem ser instalados em soquetes DIL de acordo com a pinagem, para maior segurança.

Como o acionamento de cada lâmpada se faz por um intervalo de tempo muito pequeno, os transistores não necessitam de radiadores de calor.

Os transistores admitem equivalentes, como os BD137 e BD139, e as lâmpadas indicadas são de 5O mA x 12 V, embora tipos de até 300 mA possam ser usados. (ou LEDs, conforme observamos no início do artigo)

Os fios de conexão às lâmpadas podem ser longos e soldados diretamente em suas bases, de modo a facilitar sua introdução numa mangueira ou tubo transparente.

 

PROVA E USO

Para provar o aparelho, basta ligá-lo numa fonte de 12 V. As lâmpadas devem piscar em sequência.

Ajuste P1 de modo que os trens de pulsos ocorram em intervalos de 1 a 1,5 s aproximadamente.

Uma vez comprovado o funcionamento e feito o ajuste, o aparelho pode ser instalado no carro.

A caixa com a placa e componentes pode ficar sob a tampa da parte traseira, onde serão fixadas as lâmpadas.

O fio A vai ao ponto que alimenta as luzes de freio já existentes, e o ponto B vai ao chassi do carro, em qualquer ponto.

Uma vez feita a instalação, o acionamento do aparelho será automático: ao pisar no freio temos o corrimento das lâmpadas.

Para acionamento momentâneo, ou seja, em que há apenas um ou dois corrimentos e depois as lâmpadas param de piscar, mesmo que o freio seja mantido acionado, temos um circuito diferente que é mostrado na figura 5.

 

Figura 5 – Versão com acendimento temporizado
Figura 5 – Versão com acendimento temporizado

 

 

Neste circuito temos dois 555. Um deles serve para habilitar o oscilador de clock apenas pelo tempo ajustado no trimpot P1.

 

Semicondutores:

CI1 - 555 - circuito integrado timer

CI2 - 4017 - circuito integrado CMOS

O1 a Q4 - BD135 -transistores NPN de média potência

 

Resistores (1/8 W, 5%):

R1 - 22 k ohms

R2 - 10 k ohms

R3, R4, R5, R6 - 1 k ohms

P1 - trimpot de 100 k ohms

 

Capacitores eletrolíticos de 16 V:

C1 - 10 uF

C2 - 1 000 uF

 

Diversos:

X1 a X8 - lâmpadas de 50 mA x 12 V

F1 - fusível de 1 A

Placa de circuito impresso, soquetes para os integrados, caixa para montagem, mangueira transparente, fios, solda etc.

 

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N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

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