NOSSAS REDES SOCIAIS -

Indicador de Temperatura Automotivo (ART1922)

O Circuito indicador bargraph de 4 LEDs apresentado pode ser usado para monitorar a temperatura do motor de um carro, de em outras aplicações onde seja necessário apenas a verificação da ordem de grandeza de uma temperatura. Simples de montar, ele usa como sensor um NTC e pode ser modificado para operar numa ampla faixa de temperaturas.

Um quádruplo comparador de tensão da SID Microeletrônica é usado neste projeto para formar um bargraph de 4.LEDs que opera com informação obtida a partir de um NTC. O circuito pode trabalhar com temperaturas na faixa de -40 a +125º C, o que o torna apto, por exemplo, para monitoração da temperatura de motores refrigerados a água.

Basta fixar o sensor junto ao radiador e pronto, o aparelho indicará numa escala de 4 posições se a temperatura do motor está muito baixa,baixa, normal ou quente.

Outras aplicações podem ser dadas ao projeto, como a monitorada temperatura de estufas ou câmaras de secagem, e até funciona com tensões de 6 a 12 V e tem um consumo muito baixo.

 

Características:

Faixa de tensões de alimentação: 6 a 12 V

Faixa de temperaturas: -40 a +125°C

Corrente de operação: 10 mA (sem LED acesso) 50 mA

(com os 4 LEDs acessos - tip)

Número de LEDs do indicador: 4:

 

Os quatro comparadores de tensão são mesmo de aparelhos eletrônicos. O circuito é ligados a uma rede de resistores que formam um sistema de tensão escalonadas de referência.

As entradas de todos os comparadores são ligadas à fonte de informação que é um divisor formado pelo sensor e um trimpot de ajuste; as saídas são ligadas a 4 LEDs com resistores em série para limitar a corrente.

Com a temperatura muito baixa, a resistência do NTC é elevada, e assim a tensão na entrada do circuito é a mais baixa possível.

Nestas condições, a tensão de entrada estando abaixo de todas as tensões de referência dos 4 comparadores, suas saídas permanecem no nível alto, polarizando inversamente os LEDs, que então permanecem apagados.

À medida que temperatura sobe, a resistência do NTC diminui, e com isso também sobe a tensão na entrada do circuito.

A primeira tensão de referência a ser atingida é a da entrada do comparador D, que tem sua saída comutada, passando do nível alto para o nível baixo. O resultado é que o LED ligado a sua saída (LED4) passa a ser polarizado no sentido direto, e com isso acende.

Com o aumento ainda maior da tensão de saída do sensor, é atingida a tensão de referência no comparador C. O resultado é que também sua saída comuta, e passamos a ter mais um LED aceso.

Isso ocorre até que seja atingida a temperatura que permite aplicar aos comparadores a referência do último (A), o que faz com que todos os LEDs fiquem acesos.

Atuando sobre P1 e P2 podemos estabelecer tanto a faixa de operação do sensor como também de indicação de temperaturas pela referência. Os valores de R1, R2, R3 e R4 também podem ser alterados de modo a serem obtidos "degraus" diferentes no escalonamento das tensões de referência e acionamento.

O sensor pode ficar longe do aparelho, para indicação remota de temperatura.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

   Figura 1 – Diagrama completo do aparelho
Figura 1 – Diagrama completo do aparelho

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa placa de circuito impresso.

 

Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem
Figura 2 – Placa de circuito impresso para a montagem

 

Se você desejar maior número de LEDs indicadores pode ampliar o circuito usando 2 comparadores CA139, 239 ou 339 e 8 LEDs, simplesmente aumentando o “comprimento” da rede de resistores de referência. l

Os LEDs podem ser de cores diferentes, e o circuito integrado preferivelmente deve ser montado em soquete.

O NTC é de 10 k ohms, mas tipos de resistências entre 2,2 k ohms e 100 k ohms podem ser usados, trocando-se o trimpot de ajuste P1 por um de mesmo valor que o NTC.

O conjunto pode ser instalado no próprio painel do carro ou ainda numa pequena caixa plástica. Para aplicações portáteis, a alimentação pode ser feita com 4 pilhas comuns.

Para comprovar o funcionamento, ligue o aparelho e ajuste P1 e P2 para que apenas dois LEDs fiquem acesos.

Depois, segurando entre os dedos o sensor, deve haver o acendimento gradual dos outros dois LEDs à medida que a temperatura se eleva.

Ajuste P2 para que isso ocorra, atuando também sobre P1.

Comprovado o funcionamento e só instalar o aparelho. A faixa de acionamento deverá ser obtida com o ajuste experimental feito sobre P1 e P2.

Alterações de valores nos componentes da rede formada por R1, R2, R3 e R4 podem ser feitas conforme as temperaturas desejadas para os acionamentos.

Para uma alteração com mais LEDs vale o mesmo procedimento para o ajuste e instalação. O sensor pode ficar bem longe do aparelho, utilizando-se cabo que não necessita de blindagem.

 

 

Semicondutores: p

CI-1 - CA139/239/339 - circuito integrado

LED1 a LED4, - LEDs comuns

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 a R4 – 1 k ohms

R5 a R8 -1 k ohms a 1.5 k ohms, conforme o brilho desejado para os LEDs

P1, P2 - trimpots de 10 K ohms

Diversos:

NTC - NTC de 10 k ohms

C1 - 100 uF - capacitores eletrolítico para 12 V ou mais

Placa de circuito impresso, soquete para o integrado, caixa para montagem, fios, solda, etc.

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mundo diferente (OP203)

Em plena pandemia já estamos nos preparando para o mundo diferente que teremos a partir de agora. A disruptura que está ocorrendo está mudando nossos hábitos de uma forma que sabemos ser irreversível. Os hábitos de compras, os eventos, festas, o ensino, tudo mais deve mudar com o uso predominante da tecnologia.

Leia mais...

Aliana
Em poltica internacional, a unio de dois ladres, com suas mos to profundamente mergulhadas nos bolsos um do outro, que no podem separadamente saquear um terceiro
Amborse Bierce (1842 1914) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)