NOSSAS REDES SOCIAIS -

Hora de ensinar, aprender e criar (ART4357)

Com a exigência de um confinamento por um período relativamente longo, muitos saem em busca de algum tipo de atividade que possa distraí-los ou distrair as pessoas de seu convívio (veja nota). Por que não procurar por algo que possa ser não apenas um passatempo mas ter uma finalidade maior, algo que possa ser útil na educação, no aumento de sua capacidade de trabalho, de seu conhecimento e até prepará-lo para novos tempos que certamente virão e que podem significar novos costumes em relação ao nosso modo de comprar, vender, ensinar, aprender e até mesmo trabalhar. Nesse artigo, não apenas damos ideias do que fazer, mas muito mais, do que fazer de modo a podermos chegar no final desta crise e olhar para traz e ter a certeza de que não foi um período perdido.

Nota: escrevemos este artigo em 22/03/2020 quando foi decretada uma quarentena, pedindo para as pessoas ficarem em suas casas em virtude da propagação do Corona Vírus (Covid-19). No entanto, mesmo depois da crise, as ideias transmitidas continuam válidas, pois elas podem justamente significar uma nova era para os hábitos que temos no trabalho, nas compras e nos estudos.

 

Ensinando

Nossa vocação sempre foi a de ensinar. Se você percorrer nosso site, analisar nossos livros, vídeos e podcasts você encontrará uma infinidade de temas abordados sempre de forma didática procurando ensinar algo de tecnologia, desde os iniciantes, até os mais avançados.

Contamos aos milhares (senão milhões) os que fizeram uso de nosso material em seus estudos, e hoje são profissionais competentes. Continuamos a fazer isso e agora você pode ser um agente propagador nosso, com vantagens.

Você que aprendeu eletrônica em nosso site ou com nossos livros, pode ensinar seus parentes próximos, que também estão confinados (filhos, netos, etc.) e encaminhá-los para um novo mundo da tecnologia, fazendo-os tomar gosto, como um dia alguém fez com você. Você se lembra quando comprou seu primeiro livro de eletrônica, sua primeira revista ou seu primeiro kit?

É hora de propagar isso para os seus próximos. Ensine-os a montar a entender as bases da eletrônica e lhes dê o caminho. Isso não é difícil.

Uma matriz de contatos e alguns componentes básicos como LEDs, resistores, pilhas e eventualmente algo mais que você pode comprar pela internet é suficiente.

Você pode dar os ensinamentos básicos e até lançar desafios como, por exemplo, acender um LED, e propor que deva fazer um circuito para acender mais de um LED. Acender um LED comandado pela luz e propor que façam o LED acender com uma sombra e coisas desse tipo.

No nosso site temos centenas de projetos que podem ser usados para isso. Temos também livros gratuitos e cursos para ensinar. E se você quiser ir além, temos livros que são os cursos completos e de que falaremos mais no final deste artigo.

É claro que ensinar a montar não significa apenas colocar os componentes numa matriz de contato ou soldar numa placa. Você deve jogar com o conhecimento e a imaginação, explicando como tudo funciona e como isso pode ser usado agora e no futuro com outras tecnologias.

Lance o desafio de ter depois da iniciação um microcontrolador como o Arduino, cujos kits com apostilas podem ser adquiridos pela Internet. Lance seus próximos rumo ao mundo da tecnologia.

Mostre que no futuro as oportunidades serão maiores para quem conhecer tecnologia e hoje mesmo já está ocorrendo isso. As mudanças de hábitos que já estão ocorrendo e que devem permanecer são evidentes.

Não são poucos que estão sendo forçados a usar a internet para compras, para obtenção de livros para leitura e para realização de negócios, sendo resistentes até então, quando o período de isolamento voltar, não voltarão aos velhos hábitos.

Vemos num futuro próximo uma forte migração para os negócios digitais. O trânsito das grandes cidades agradece.

E você também pode ajudar os idosos de sua casa, ensinando-os a usar estas plataformas, para que, principalmente agora possam evitar as saídas desnecessárias (proibidas). Ensine-os a usa as plataformas de compra.

No último item deste artigo você verá tudo que dispomos no nosso site para ajudá-lo a aproveitar de forma muito produtiva esses tempos passando para os seus próximos conhecimentos que certamente podem ser muito úteis.

Ensine-os a montar, soldar, criar robôs, automatismos, brinquedos e muito mais.

 

Aprendendo e divertindo-se

A ideia do faça você mesmo (DiY – Do It Yourself) vem de longe. Muito difundida nos países frios onde o inverno rigoroso praticamente impõe uma quarentena que impede as pessoas de sair, fazer atividades manuais é uma forma de distração útil. É claro que também nos meses mais amenos, ela também é difundida, principalmente entre os mais velhos.

A ideia da “garagem do vovô” cheia de ferramentas e materiais estranhos que permitiam montar coisas de carpintaria, mecânica, eletricidade, etc. se difundiu e hoje temos a eletrônica ocupando um lugar importante, com a vantagem de que não precisamos de uma garagem.

Uma pequena bancada, ou mesmo um espaço na mesa é mais do que suficiente para podermos fazer montagens eletrônicas muito interessantes e até usando tecnologias muito avançadas.

E mais do que isso, podemos começar do nada. Se você é um expert é uma boa oportunidade de se divertir, passar o tempo criando ou experimentando circuitos que até podem ser usados para surpreender seus parentes.

Se você é um iniciante, é hora de avançar mais em seus conhecimentos, montando e experimentando coisas.

E você pode obter o material para isso com facilidade. Pode desmontar coisas que não funcionam mais para tirar componentes. Pode comprar pela internet componentes os mais diversos, muitos a custo muito baixo.

Com isso você pode navegar na internet, por exemplo, em nosso site, procurando artigos e circuitos para experimentar e aperfeiçoar. Na nossa seção Banco de Circuitos temos mais de 10 000 deles, fora os livros gratuitos que você pode baixar.

Hora de aprender fazendo. Nada melhor do que isso, e inclua-se o tempo que você usa numa tarefa que certamente lhe será agradável.

Temos ainda a possibilidade de encontrar cursos e livros gratuitos através dos quais você pode aprender sobre determinadas tecnologias.

O que é mais gratificante e divertido do que montar alguma coisa e vê-la funcionando, para mostrar para seus parentes reclusos que você está sabendo usar seu tempo. E, leve em conta o que você pode aprender de novo com isso.

Kits de microcontroladores podem facilitar seu aprendizado de novas tecnologias com a utilização prática. Desde o simples fazer um LED piscar, até um circuito que se comunique com o celular estão ao seu alcance.

 

Ensino a distância (EAD)

Um recurso importante que deve ser aproveitado, agora mais do que nunca, é o do ensino à distância. A possibilidade de se estudar sem sair de casa não é apenas uma comodidade.

Já está sendo adotada no sentido de dar acesso aos que desejam aprender e não têm como se deslocar até o local de uma aula presencial. Isso pode ocorrer devido à distância como também a uma situação de necessidade especial do estudante.

As escolas técnicas e outras com cursos presenciais já estão adotando esse recurso e agora, até mesmo o ensino básico.

Você pode contar com diversos cursos na área técnico, alguns grátis e outros de baixo custo. Veja no nosso site a nossa disponibilidade.

Em breve, além dos cursos agora anunciados teremos outros, inclusive de formação completa como nosso Curso Básico e Curso de Eletrônica Analógica.

ead codigo

ead montagem

 

 

 

Pensando no futuro

Nesse momento temos ainda a possibilidade de ar além e de pensar em algo para o futuro e já começar.

Como sugerimos, que tal planejar a sua atividade tecnológica para o futuro que lhe permita entrar num novo negócio, melhorar seus negócios ou mesmo mudar de ramo vindo para a tecnologia se você ainda não está nela.

Muitas novas atividades ligadas a tecnologia vão surgir abrindo caminho para rendosos negócios e muitos novos recursos tecnológicos vão surgir podendo ser aplicados ao seu negócio.

A venda pela Internet, a fabricação de produtos e kits são algumas ideias que devem ser analisadas. Um campo de atividade que pode ser muito interessante para os que dominam a tecnologia ou desejam aprender mais para dominá-la é o mundo agro. Produtos ligados a agropecuária estão se tornando promissores em termos de ganhos.

Temos ainda a Iot e os vestíveis que em breve devem ocupar os mercados com grandes lucros para os que tiverem novas ideias. Também podemos falar do mercado de produtos fitness e ligados ao mundo pet. Há muito o que fazer.

Uma tendência abordada por Chris Anderson em seu livro Cauda Longa se mostra bastante evidente em nossos dias. São pequenos nichos que explorados de forma local não permitem que alguém sobreviva, mas a possibilidade de termos um mercado global pode tornar pequenos empreendedores ricos. Você pode encontrar seu nicho.

E, num mundo de tecnologia em que “time to Market” é fundamental ao se pensar em algo, não perca tempo. O tempo entre que passa entre o momento em que você tem uma ideia e ela aparece no mercado é fundamental para você sair na frente e eliminar a concorrência. Um pequeno deslize e é a concorrência que o elimina.

No nosso site temos uma série de artigos que mostram como fazer um projeto perfeito para entrar no mundo dos negócios da forma certa. Se você tem alguma ideia, leia-os. Se não tem veja o item seguinte para ter uma boa nova ideia utilizando sua criatividade.

 

Criatividade

Quem inventa é inventor. Baseados nesta frase escrevemos um interessante artigo em que descrevemos as principais características que deve ter alguém que deseja criar algo, inventar um novo produto novo e abafar no mercado, ganhando rios de dinheiro.

Não nascemos com o dom de criar, pelo menos a maioria das pessoas. Não somos um Leonardo Da Vince ou um Thomaz Edison. No entanto, com disciplina e observando algumas regras básicas podemos desenvolver técnicas que nos permitirão criar alguma coisa.

No artigo Quem Inventa é Inventor (ART4163) damos as dicas sobre o que você deve observar se deseja inventar um novo produto, um novo tipo de negócio baseado em tecnologia, ou simplesmente usar a criatividade para aumentar seu número de clientes.

Observar, pensar com exatidão, inspirar-se, verificar a viabilidade de sua ideia, trocar ideias com pessoas de confiança são alguns pontos importantes.

Entre em sites, comunidades virtuais, discuta, troque ideias e, é claro, resguarde-se para que sua ideia não caia nas mãos de alguém que possa lhe ultrapassar. No site temos outros artigos, ideias de projetos e muito mais que possa lhe inspirar.

 

Novos tempos chegando

Existem eventos mundiais como guerras, catástrofes naturais e epidemias que trazem mudanças bruscas no comportamento da umidade. Essas descobertas disruptivas que podem ocorrer por eventos naturais ou ainda pela descoberta de novas tecnologias mudam completamente os hábitos e consequentemente da umidade.

A invenção do transistor e do circuito integrado, a chegada dos computadores, a telefonia celular são algumas das tecnologias disruptivas que mudaram o mundo.

Analisando o que ocorreu com gráficos. Vemos que ocorrem saltos evidentes. A subida da tecnologia da válvula com estabilização em determinando instante é logo transposta pela subida violenta da tecnologia do transistor e em seguida do circuito integrado.

Eventos paralelos podem ter tido sua influência como a corrida especial no desenvolvimento do circuito integrado, da mesma forma que a segunda guerra influi na tecnologia das micro-ondas e assim por diante.

A pandemia atual pode ter contribuído para uma transição disruptiva. A lenta aceitação das novas tecnologias por parte de uma população mais resistente, de repente pode ter um salto com a necessidade de se ter sua aceitação imposta por uma condição de quarentena.

O resultado será um mundo novo, em que as pessoas vão usar mais a internet para os negócios, vão sair menos de caso, o trânsito vai melhorar. Com isso temos a possibilidade das pessoas se deslocarem dos grandes centros para morar em comunidades afastadas, pois a necessidade de deslocamento vai ser reduzida, a medicina será remota e muito mais.

Enfim, novos tempos se afiguram e temos de estar preparados para conviver com eles, mais do que isso, trabalhar segundo suas regras.

 

Como podemos ajudar

Vivendo tecnologia há mais de 60 anos e ensinando tecnologia há mais 50 anos, temos uma vasta experiência no ensino da eletrônica. De fato, fomos pioneiros do ensino a distância, demos aulas em diversas instituições de renome, escrevemos mais de 160 livros, muitos traduzidos para diversos idiomas e usados em escolas do mundo inteiro, além de termos realizado palestras em uma infinidade e eventos, escolas e outros locais.

Assim, se existe um local em que você pode encontrar material, inspiração e ideias para ensinar eletrônica, aprender eletrônica e pensar num novo negócio para o futuro é o nosso site. Nossos livros, nossos vídeos, nossos podcasts são fonte constante de ideias e conhecimentos usados por todos que estão no mundo da tecnologia.

Estudantes fazem seus trabalhos de formatura baseados em nossos artigos. Professores preparam suas aulas com base no que dispomos em nosso site. Engenheiros e técnicos tiram informações para seu trabalho diário em nossas seções. Finalmente, makers e criadores tiram suas ideias de nossos artigos.

Um livro em especial é recomendado para os que desejam fazer alguma coisa de novo, criar um produto novo ou simplesmente aprender a montar para ensinar ou para sua recreação. É o nosso Manual Maker Vol. 1

Navegue em nosso site e explore tudo que há de interessante que você pode usar.

 

 

 

Cadastre-se

E você pode se integrar com nosso trabalho desfrutando de nossa experiência, de nossa equipe de colaboradores e de nossos parceiros. A própria Mouser foi fundada por um professor que tinha de ideias muito semelhantes às nossas: levar os componentes em pequena quantidade a professores e alunos que desejavam aprender.

Cadastrando-se em nosso canal de vídeo você poderá nos acompanhar com muitas ideias e ensinamentos e no nosso Podcast com a audição de conhecimentos com uma base tecnológica que você não encontra na mídia comum.

Cadastre-se também para receber nossos newsletters que vão lhe manter sempre informado sobre as mais recentes novidades tecnológicas e inclusive lhe dar o direito de baixar uma boa quantidade de livros gratuitamente.

Abaixo você encontra o formulário de inscrição.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Momento de agir pensando no futuro

Não temos dúvidas de que estamos diante de uma grande pandemia. As notícias que correm pela mídia, muitas com conteúdo extremamente alarmistas, fazem com que muitas pessoas fiquem desorientadas não sabendo o que fazer. No entanto, uma coisa é certa: temos de seguir as recomendações básicas que impeçam o rápido alastre da epidemia e isso inclui a quarentena.

Leia mais...

Patife
São raros os patifes pobres. (Rari sono i birbanti poveri.)
Leopardi (1798 - 1837) - Pensamentos - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)