O Site do Hardware Livre - OSHW

L6208 - Controle de Motor de Passo de Duas Fases (MEC064)

Existem diversas técnicas que podem ser adotadas para o controle de motores de passo de duas fases. O componente da ST Micro que apresentamos neste artigo utiliza uma dessas técnicas totalmente integrada num componente, o circuito integrado L6208. Se o leitor utiliza este tipo de motor em seus projetos, deve analisar as possibilidades de uso do componente que apresentamos.

O circuito integrado L6208 é um controle de motor de passo totalmente integrado desenvolvido para trabalhar com uma ampla variedade de motores.

Dentre os destaques deste componente temos a lógica de decodificação totalmente integrada com possibilidade de gerar três seqüências de passo diferentes, o que permite seu uso em diversas aplicações incluindo a de micropassos.

Além de diversas funções fundamentais como circuito de proteção ele possui ainda um controle PWM de corrente que permite uma considerável redução dos componentes externos.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos deste circuito integrado.

 

Diagrama de blocos do L6208
Diagrama de blocos do L6208

 

O L6208 pode operar com fontes simples.de 8 a 52 V. Os reguladores internos fornecem os 5 V e 10 V necessários à operação do circuito interno. A corrente máxima rms é 2,8 A e a corrente máxima de pico é 5,6 A.

Um sistema de shutdown, desliga o circuito se a tensão de alimentação cair para menos de 6 V. Mais informações sobre este componente podem ser obtidas em: www.st.com.

Na figura 2 temos uma aplicação típica com o diagrama simplificado de um controlador de corrente PWM para motor de duas fases.

 

Uma aplicação típica do L6208.
Uma aplicação típica do L6208.

Opinião

Novidades de Janeiro de 2018 (OP176)

Já com ano correndo à pleno vapor, apenas esperando começar as aulas, já temos muito em que pensar e muito o que fazer. Na realidade, nunca paramos, e mesmo nas férias (que não tiramos a não ser para viagens curtas) produzimos muito, como os leitores poderão ver.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Pecar
Os bons odeiam pecar por amor à virtude. (Oderunt peccare boni virtutis amoré.)
Horácio (65 - 8 a.C) - Epístolas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)