O Site do Hardware Livre - OSHW

Controle de Ventoinha com o MIC502 - Micrel (MEC101)

Este artigo de 2008 descreve uma aplicação do circuito integrado MIC502 no controle de uma ventoinha. Antes de pensar na sua montagem, sugerimos verificar a disponibilidade do circuito integrado MIC502 em nosso mercado.

O circuito integrado MIC502 da Micrel (www.micrel.com) consiste num controle de ventoinha com diversos recursos importantes como a compatibilidade NLX/ATX e entrada para um sensor de temperatura. Neste artigo descrevemos a aplicação deste circuito com fontes de 5 V e de 12 V. Mais informações sobre este componente podem ser obtidas no datasheet do MIC502

Nas aplicações com o MIC502 a velocidade da ventoinha é determinada por um sensor externo de temperatura, normalmente baseado num termistor, conforme o circuito básico da figura 1.

 

Figura 1 - Circuito básico de aplicação do MIC502 no controle de velocidade de uma ventoinha.
Figura 1 - Circuito básico de aplicação do MIC502 no controle de velocidade de uma ventoinha.

 

Um segundo sinal, como o NLX FanC produz pulsos de baixa freqüência modulados em duração para excitar um transistor de potência externo. Este transistor tem como carga o motor da ventoinha. Assim, a velocidade do motor é controlada por um sinal PWM conforme a temperatura. O uso de motores de baixo consumo possibilita a obtenção de configurações com baixo nível de ruído, excitada por um transistor de pequena potência. A freqüência do PWM é determinada por um capacitor externo Uma saída em coletor aberto é usado para indicar a condição de sobretemperatura se ela sair fora da faixa controlada pelo circuito direto ao motor.

O MIC502 possui ainda recursos de baixo consumo com um limiar determinado pelo usuário. Na condição "sleep" o motor é desligado o que ocorre quando o sistema está em repouso ou mesmo desligado. Um shutdown completo ou reset podem também ser iniciados por um circuito externo, caso assim seja desejado.

O MIC502 é fornecido em invólucro DIP ou SOIC de 8 pinos, conforme pinagem mostrada na figura 2.

 

Figura 2 - Invólucros e pinagens do MIC502.
Figura 2 - Invólucros e pinagens do MIC502.

 

O MIC502 pode ser alimentado com tensões entre 4,5 e 12 V e pode controlar ventoinhas de qualquer tensão. Na figura 3 temos o diagrama de blocos com as funções deste CI.

 

Figura 3 - Diagrama de blocos com as funções do MIC502.
Figura 3 - Diagrama de blocos com as funções do MIC502.

 

O oscilador interno pode ser programado por um capacitor externo (CF) para operar em freqüências PWM de 30 Hz a 60 Hz. O circuito PWM opera com uma faixa de tensões de 30% a 70% de Vdd, o que corresponde a 0 a 100% do ciclo ativo. A corrente A saída fornece uma corrente de 10 mA ou drena 1 mA para o controle de um transistor de saída. Como o fornecimento de corrente é maior que a drenagem, recomenda-se o uso de transistores NPN. Na operação um reset ocorre ao se estabelecer a alimentação. Nestas condições OUT está desligada (nível baixo) e /OTF inativa (nível alto ou flutuante). Se Vr1 for menor que Vil então o MIC502 permanece em shutdown. O intervalo de partida começa e a saída OUT irá ao nível alto depois de 64 ciclos de clock. Em seguida, inicia-se a operação normal. Na figura 4 temos o circuito para uma alimentação de 5 V.

 

Figura 4 -  Circuito para alimentação de 5 V com ventoinha de 12 V
Figura 4 - Circuito para alimentação de 5 V com ventoinha de 12 V

 

Neste circuito pode-se utilizar um transistor 2N2222A para correntes até 400 mA. Para alimentação com 12 V e uma tensão adicional de 5 V temos o circuito da figura 5. Neste caso, o transistor também pode ser o 2N2222A.

 

Figura 5 - Circuito para alimentação de 12 V
Figura 5 - Circuito para alimentação de 12 V

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mês de Aniversário (OP182)

Este é um mês especial para nós. Completamos nosso nono ano de existência, com muito trabalho e ainda sem esgotar a vasta coleção de coisas que temos para levar aos nossos seguidores. São novos artigos, artigos antigos para serem recuperados, pois têm valor apenas histórico como didático, novos canais como os vídeos no Youtube, novos livros e uma grande programação de palestras e eventos.

 

Leia mais...

Eletrônica
Já ninguém entendia a eletricidade...
Millôr Fernandes (Dicionário de Idéias Imediatas) - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)