O Site do Hardware Livre - OSHW

Planetário Digital da OBA (AST005)

É com grande satisfação que informamos que o Planetário Digital da OBA nos foi entregue no dia 22 de agosto de 2014.

O Planetário Digital da OBA foi comprado com cerca de 800 doações realizadas através do site www.vakinha.com.br.

Já agradecemos a quem fez as doações, porém muitos que não doaram colaboraram com a divulgação da campanha, por isso estamos aqui para agradecer pela sua colaboração e garantir que o Planetário será intensamente usado para a popularização da Astronomia e capacitação de professores. Aliás, do dia seguinte à chegada dele em nossas mãos até hoje, 7 de setembro de 2014, ele já foi para 5 escolas e para um evento, a Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira e já está agendado até o final do ano!

Optamos pelo planetário digital da empresa FULLDOME, empresa que está há cerca de 8 anos no mercado brasileiro. Antes de comprarmos examinamos a qualidade dos projetores de outras 4 empresas. Outras foram excluídas pelo elevado valor para o mesmo produto. Até o momento estamos plenamente satisfeitos com o produto e atendimento da empresa fornecedora do planetário digital da OBA.

 

Full Dome
Full Dome

 

Inicialmente pretendíamos comprar apenas o projetor digital e usar o domo que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro tinha comprado, porém, com o total das doações recebidas e com o desconto dado pela empresa FULLDOME conseguimos comprar o conjunto completo, ou seja, o projetor digital HD, um domo de 5 m de diâmetro de material leve (34 kg), inflador e um notebook especialmente configurado para as projeções de full dome.

Em setembro de 2013 chegou à OBA o planetário analógico comprado pelo professor Rui Pereira do Departamento de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde então estávamos atendendo às escolas e aos eventos com aquele planetário de recursos limitadíssimos, pois só permitia projetar o céu para determinada latitude e avançar e retroceder o tempo. Nem mesmo linhas de constelações projetava ou planetas.

Porém com o Planetário analógico nasceu o projeto OBA DE OLHO NO CÉU – PLANETÁRIO ITINERANTE, para o qual uma home page está sendo criada www.obadeolhonoceu.com.br . Algumas informações já estão neste site. Dentro da OBA os responsáveis por este projeto são Bruna Senra e Leandro Faria os quais também criaram um facebook para o projeto www.facebook.com/oba-de-olho-no-céu-Planetário-Itinerante , no qual algumas fotos já usando o planetário digital estão disponíveis.

 

Opinião

Mês de trabalho e surpresas (OP173)

Continuamos com nosso trabalho, produzindo artigos, desenvolvendo atividades como a preparação de eventos, programando palestras para este e para o próximo ano e muito mais. Não paramos. Nosso site, e as versões em espanhol e inglês crescem em acessos e importância, o que nos leva a cada vez mais colocar novos artigos nestas mídias.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Morte
Quando se morre, é por muito tempo. (Quando n est mort, cest pour long temps.)
Marc-Antoine Désaugiers (1772- 1827) Cançes - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)