Multivibradores astáveis no MultiSIM (PV012)

Escrito por Newton C Braga

O Software Multisim da National Instruments que utilizamos na elaboração da nossa seção Circuitos Simulados, oferece possibilidades ilimitadas tanto aos educadores que ministram aulas em cursos técnicos e de engenharia como também nos cursos de nível fundamental e médio.

Sim, é isso mesmo. Os recursos educacionais e a simplicidade de uso fazem com que o Multisim também possa ser usado no ensino de tecnologia como atividade de laboratório no ensino fundamental e médio, além de servir de base para matérias eletivas como a eletrônica e a mecatrônica.

Em iniciativa pioneira já adotamos o Multisim no ensino médio do Colégio Mater Amabilis de Guarulhos – SP, como parte de nosso programa destinado ao segundo ano do ensino médio na matéria eletiva Mecatrônica 2 , onde ensinamos fundamentos de eletrônica.

Com a disponibilidade atual do Multisim 11.0 em português, a sua adoção nas escolas se torna muito mais simples, com maior facilidade de utilização tanto pelos educadores como pelos próprios estudantes.

Os professores podem baixar a versão do estudante do Multisim 11.0, grátis por 30 dias, para testar este material e se houver interesse, podem consultar diretamente a National Instruments (http://www.ni.com) para adquirir o software para instalação nos computadores de sua escola.

Os professores também poderão utilizar a apostila contida no link abaixo para utilizar como material de apoio para as aulas, lembrando que na primeira página existem campos para colocar as informações sobre a escola, professor e aluno.

 

Multivibradores astáveis no Multisim - Visualizar a apostila em formato PDF e Google docs