A Matriz de contatos consiste no recurso ideal para se ensinar eletrônica básica em cursos tanto no nível fundamental (oitava e nona séries) como no nível médio. Circuitos simples com pouco gasto para as escolas podem ser montados com facilidade sem o uso de ferramentas perigosas, como o ferro de soldar. Na matriz de contatos os componentes são encaixados em furos numa placa (que a escola pode comprar e manter para todos os projetos, pois ela pode ser reutilizada) e depois reutilizados.

 

Com um estoque relativamente  barato de componentes pode-se fazer uma infinidade de montagens interessantes. Estamos adotando esta técnica na eletiva Eletrônica I do segundo ano do ensino médio, no Colégio Mater Amabilis de Guarulhos, com diversos projetos que serão descritos numa série de apostilas que colocaremos neste site. Mais adiante, daremos uma lista de componentes básicos que podem ser utilizados pelas escolas para fazer seu laboratório para ensino de eletrônica, sugerindo nossos parceiros de vendas de componentes para sua compra, no caso das escolas que não disponham de lojas de componentes em suas cidades. O interessante é que projetos também podem ser desenvolvidos na matriz e depois montados em versões definitivas em placas de circuito impresso.

 

>> Clique aqui para baixar a apostila básica em formato PDF, que ensina a usar a matriz de contactos de 550 pontos e dois projetos que já podem ser implementados nos cursos.

 

Exemplo de montagem didática em matriz de contatos