NOSSAS REDES SOCIAIS -

Defeitos em fontes (SER441)

As fontes de alimentação dos rádios, amplificadores pequenos, gravadores, etc., são as pilhas e baterias.

Normalmente a energia é entregue às diversas etapas por um sistema de distribuição que envolve resistores e capacitores eletrolíticos, cuja função é tanto a filtragem como o desacoplamento (fig. 1).

 


 

 

Para cada seção de um aparelho, conforme mostra a figura 1, temos a redução gradual da tensão, permitindo assim maior estabilidade de funcionamento, mesmo quando a pilha ou bateria se esgota.

Os principais defeitos que podem ocorrer nestas etapas são a entrada em curto dos capacitores e eventualmente a abertura de um dos resistores.

Com o multímetro o técnico deve verificar a presença de alimentação em todos os setores da linha indicada.

Comparando com o diagrama do aparelho, deve verificar se as tensões estão em ordem.

Os componentes defeituosos podem ser identificados da seguinte maneira:

Os resistores abertos, depois de sofrerem uma sobrecarga (queima), normalmente apresentam-se com o corpo enegrecido, não sendo possível às vezes sequer ler o seu valor (fig. 2).

 


 

 

Para trocar o resistor, corte-o com o alicate e depois dessolde os seus terminais. Coloque o resistor novo de mesmo valor na posição equivalente.

Os capacitores em curto podem ser achados pela prova com o multímetro. Para isso, encostando- se as pontas de prova nos terminais destes componentes, na escala de resistências, deve haver uma oscilação da agulha e depois ela voltará a indicar uma resistência diferente de zero.

Um capacitor “inchado” é sinal de que podem ter ocorrido problemas de curto ou sobrecarga, sendo necessária a sua troca.

A tampa inferior do capacitor de borracha serve como válvula em caso de aquecimento do componente por sobrecarga, ficando sensivelmente inchada para fora.

 

Artigos Relacionados

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Aprovar
Aprovar tudo costuma ser ignorância; reprovar tudo, malícia. (Aprobarlo todo suele ser ignorância; reprobarlo todo, malícia.)
Gracián (1601 -1658) - O Político Dom Fernando, o Católico - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)