Os potenciômetros de controle de volume de rádios, amplificadores, toca-fitas, etc., costumam ter o seu elemento resistivo (que é uma tira de carbono) gasto ou sujo, quando então o movimento do cursor se faz com contacto irregular, introduzindo ruídos desagradáveis quando o volume é aumentado ou diminuído.

Os três sintomas dados abaixo podem ser causados por maus contatos no potenciômetro:

- Ruídos no acionamento do volume

- Volume falho aumentando e diminuindo

- Barulhos quando mexemos no próprio aparelho

Duas possibilidades existem para a reparação deste defeito:

A primeira consiste na limpeza do contacto, que resolverá se o problema for devido apenas a sujeira e não desgaste do elemento. Para a limpeza bastará pingar algumas gotas de um bom solvente como o álcool, a acetona, nos potenciômetros fechados, e movimentar algumas vezes o controle de volume para a frente e para trás com o aparelho desligado (fig. 1).

 


 

 

Se puder, pode desmontar o potenciômetro, abrindo sua parte posterior e passando um palito com algodão embebido em álcool ou benzina no elemento resistivo.

Para o caso em que o problema for devido ao desgaste do elemento, a melhor solução é a troca do componente. Verifique então qual é o seu valor gravado no corpo do componente, como 100 k, 10 k, por exemplo, e use outro do mesmo tipo.