O Site do Hardware Livre - OSHW

Motorboating (SER435)

O “motorboating” ou pipocar de barco é um defeito que aparece nos rádios transistorizados e gravadores de pilhas em vista da resistência interna da pilha que ocorre com seu desgaste. Em alguns casos o problema se acentua de modo que uma pequena queda de tensão nas pilhas jà causa este problema.

Normalmente o defeito é acompanhado de perda de sensibilidade ou volume e leve distorção no máximo volume, indicando que realmente se trata de problema de alimentação.

A prova das pilhas pode ser feita com o multímetro, da seguinte forma:

Pilhas pequenas, grandes e médias devem ter a tensão medida sob carga, ou seja, com a ligação numa lâmpada pingo d'água de 1,5 V, quando então a tensão medida deve ficar obrigatoriamente acima de 1,2 V (fig. 1)

 


 

 

Tensões menores indicam realmente que as pilhas estão ruins. Veja que, se numa bateria formada por 4 pilhas uma delas apenas estiver ruim, sua resistência interna elevada pode provocar o fenômeno de “motorboating”, prejudicando o funcionamento de um radinho.

Nos casos em que o problema for acentuado, mesmo com pilhas em razoáveis condições, a correção pode ser feita acrescentando se um capacitor de desacoplamento de fonte. Este é um capacitor de 100 uF ligado em paralelo com a fonte. Use um eletrolítico de 6 V ou mais , logo após o interruptor geral,obedecendo a polaridade, entre os fios positivo e negativo da fonte (fig. 2).

 


 

 

Este capacitor melhorará o receptor ou gravador, desacoplando a fonte e evitando as oscilações.

 

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Barco
Quem geralmente diz: Estamos todos no mesmo barco é aquele sujeito que é dono do único salva-vidas a bordo da canoa virada.
Ambroise Bierce (1842 1914) Dicionário do Diabo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)