O Site do Hardware Livre - OSHW

Dente de serra linear (ART698)

Sinais dente de serra são usados em muitas aplicações que envolvam varredura ou base de tempo como, conversores analógicos-para-digitais, circuitos de varredura, geradores de varredura e muito mais. Para esses circuitos, as configurações devem ser lineares, o que nem sempre ocorre quando usamos configurações tradicionais. Veja nesse artigo como gerar um sinal dente de serra linear. Muito mais sobre o assunto já pode ser indicado nesta revisão de 2012 como o livro Curso de Eletrônica - Vol 2 - Eletrônica analógica e diversos circuitos práticos disponíveis no site.

Quando se necessita de um sinal dente de serra normalmente emprega-se um oscilador de relaxação, onde um capacitor se carrega através de um resistor até ser atingida a tensão de disparo de um dispositivo ou configuração com características de resistência negativa.

No entanto, o que ocorre nesse caso é que a carga do capacitor através do dispositivo é exponencial e não linear, conforme mostra a figura 1, o que significa que o sinal gerado não é um verdadeiro dente de serra.

 

O sinal sobre o capacitor não é um dente-de-serra.
O sinal sobre o capacitor não é um dente-de-serra.

 

Nas aplicações críticas que envolvem instrumentação, aquisição de dados ou geração de sinais de precisão, essa forma de onda não pode ser aplicada. Necessita-se de um sinal dente de serra linear, onde a subida da tensão deve ser feita linearmente.

O que ocorre no circuito comum dente de serra é que a corrente de carga no capacitor diminui à medida que a tensão sobre o capacitor aumenta. Para que a tensão suba linearmente à medida que o capacitor se carrega a solução mais simples consiste em se agregar um circuito que permita obter uma corrente constante de carga no capacitor.

Conforme mostra a figura 2, o que se faz é agregar uma fonte de corrente constante ao circuito RC que determina a constante de tempo do oscilador de relaxação.

 

Agregando-se uma fonte de corrente constante obtemos um sinal do tipo dente-de-serra.
Agregando-se uma fonte de corrente constante obtemos um sinal do tipo dente-de-serra.

 

Indo além, podemos ter então um circuito completo de uma boa base linear dente-de-serra utilizando um astável com o conhecido circuito integrado 555, mas agregando à rede RC uma fonte de corrente constante com um transistor.

Esse transistor, além de proporcionar uma carga constante do capacitor e com isso a subida linear da tensão no elemento de disparo também serve de amplificador para os sinais. Na figura 3 temos então o circuito completo obtido para essa finalidade.

 

Circuito completo para um dente-de-serra linear.
Circuito completo para um dente-de-serra linear.

 

Para os componentes mostrados no circuito a freqüência do sinal gerado está em torno de 1,2 kHz, mas alterações podem ser feitas para ser obtida a freqüência desejada.

A corrente constante obtida nesse circuito para a carga do capacitor é da ordem de 50m uA, mas podem ser alterados os componentes para que outros valores sejam obtidos conforme a aplicação.

Observamos ainda que a amplitude do sinal dente de serra varia entre aproximadamente 1/3 e 2/3 da tensão de alimentação.

O circuito poderá ser alimentado com tensões de 5 a 12 V tipicamente e o equivalente CMOS do 555 poderá ser empregado.

A freqüência máxima de oscilação em que os sinais se mantém ainda lineares não vai além de algumas dezenas de quilohertz.

 

 

CI-1 - 555 - circuito integrado, timer

Q1 - BC558 - transistor PNP de uso geral

C1 - 22 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

C2 - 100 nF - capacitor cerâmico ou poliéster

R1 - 12 k ? x 1/8 W - resistor

R2 - 1,2 k ? x 1/8 W - resistor

R3 - 1,5 k ? x 1/8 W - resistor

Diversos:

Placa de circuito impresso, fios, solda, etc.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Povo
Dominam-se mais facilmente os povos excitando-lhes as paixões do que cuidando de seus interesses.(On domine plus facilement les peuples em excitant leurs passions quen sóccupant de leurs intérêts."
Gustave Lebon - Aforismos do Tempó Presente. - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)