A solda tem duas funções: ao mesmo tempo ela segura firmemente em posição de funcionamento os componentes pequenos, e proporciona a conexão elétrica deste componente com o restante do circuito. Isso significa que a função da solda é tanto elétrica como mecânica. Os componentes pequenos como resistores, capacitores e diodos aproveitam as duas funções da solda, já que ela deve ao mesmo tempo sustentar o peso da peça e proporcionar caminho para a corrente que deve circular por ela.

 

 

Como a finalidade da solda é dupla, ela deve ser feita de um material que tenha propriedades condizentes com o que se deseja dela. Por isso, como os componentes eletrônicos que devem ser sustentados são leves, ela não precisa ser extremamente resistente a esforços mecânicos. Por outro lado, ela deve apresentar uma resistência elétrica suficientemente baixa para proporcionar um percurso à corrente elétrica sem problemas. O material deve ainda se fundir a uma temperatura suficientemente baixa para permitir sua utilização fácil com um soldador pequeno. Nos trabalhos básicos de eletrônica, utiliza-se uma liga de chumbo com estanho.

A temperatura em que essa mistura ou "liga" se funde depende da proporção em que os dois metais são misturados. A proporção próxima de 60 partes de estanho para 40 de chumbo é a mais usada, porque ela permite obter uma mistura "eutética". Isso significa que, com esta proporção, a liga passa praticamente do estado sólido para o líquido sem encontrar o estado intermediário pastoso que não é muito conveniente. Além disso, é neste ponto da sua característica de temperatura que ela tem o menor ponto de fusão. A solda usada nos trabalhos de eletrônica consiste portanto numa liga de estanho com chumbo que, dependendo do tipo de trabalho a ser realizado, está na proporção de 60/40 ou próximo disso.

Para facilitar os trabalhos de soldagem, esta solda é fornecida principalmente na forma de fios que contém em seu interior uma resina limpadora que ajuda na aderência da solda. Rolos, cartelinhas e mesmo tubinhos podem ser adquiridos contendo esta solda, conforme mostra a figura 2.

 

 

Para trabalhos gerais de eletrônica a melhor solda é a que vem em fios de 0,8 a 1,2 mm de espessura e com proporção de estanho e chumbo de 60/40.