NOSSAS REDES SOCIAIS -

Ohmímetro (ALM418)

Ohmímetro (também chamado de ôhmetro) é o nome dado ao instrumento que mede resistências (Ω).

Na configuração tradicional ele consiste numa bateria em série com um instrumento indicador de corrente (micro ou miliamperímetro) e um resistor de valor conhecido, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

Quando as pontas de prova estão unidas e portanto a resistência entre elas é 0 a corrente no instrumento é ajustada para o fundo de escala (máxima).

Temos então o zero da escala.

Quando as pontas de prova estão separadas, a corrente é nula o que corresponde ao início da escala, infinito.

Para o meio da escala, a corrente é dada pela resistência de ajuste.

Quando a resistência de ajuste é igual à resistência entre as pontas de prova, a corrente no instrumento será a metade do fundo de escala.

Temos então para esse tipo de instrumento uma escala invertida não linear, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

Com circuitos eletrônicos é possível obter escalas de resistências lineares, onde a tensão de saída é proporcional à resistência.

Isso permite que tenhamos instrumentos que façam uso tanto de indicadores de bobina móvel como de cristal líquido com escalas lineares, como o mostrado na figura 3.

 


 

 

Observe que no instrumento básico a resistência é medida fazendo circular uma corrente pelo circuito em prova, o que exige o uso de uma bateria externa para seu funcionamento.

O trimpot de ajuste é importante, pois a tendência é da corrente na medida diminuir com o desgaste da bateria, quando então não se consegue o zero ao se unir as pontas de prova.

Pelo trimpot isso pode ser conseguido, ajustando-se assim o zero da escala.

Esse trimpot que encontramos nas escalas de resistência dos multímetros recebe o nome de "zero adj" ou "ajuste de nulo".

 

Ver também:

* Multímetros

* Resistência elétrica

* Escalas 

* Precisão 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Terminando mais um ano (OP198)

Estamos chegando ao final de mais um ano de muito trabalho. Não temos que nos queixar de nossas realizações. Fizemos muito e constatamos que temos ainda muito mais por fazer. Os 365 dias de 2019 não foram suficientes para colocarmos em prática todas as nossas ideias, muitas das quais ficaram para o próximo ano.

 

Leia mais...

Alívio
Quem de seus males fala, alívio já desfruta. (A Raconter sés maux, souvent on les soufage.)
Corneille (1606 - 1684) - Polieucto - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)