O xenônio é um dos gases nobre que se ioniza com a aplicação de alta tensão. Nestas condições ele passa a apresentar uma resistência muito baixa conduzindo correntes intensas. Quando isso ocorre o gás emite uma luz esbranquiçada de alta intensidade. Lâmpadas de xenônio são usadas para produzir pulsos luminosos de alta intensidade pela descarga de um capacitor de alto valor, como num circuito mostrado na figura 1.

 

 

Esse tipo de circuito é usado em flashes fotográficos, sinalizadores de alta potência, luzes estroboscópicas para salões de festas, etc. A lâmpada de xenônio, pela alta corrente circulante, não pode ser usada para produzir luz de forma contínua. No uso comum, como no circuito da figura 1, a descarga do capacitor se faz com tensões de 400 a 800 V e para o disparo deve ser gerado um pulso de 1 kV ou mais por um pequeno transformador. Na figura 2 temos os aspectos das lâmpadas de xenônio mais comuns e a foto de uma propaganda de empresa que as vende.

 

 

A principal especificação desse tipo de lâmpada é a energia liberada no pulso luminoso, a qual é medida em Joules (J). Lâmpadas de alguns milijoules até vários joules estão disponíveis no mercado de componentes eletrônicos.