NOSSAS REDES SOCIAIS -

Efeito Joule

Quando uma corrente atravessa qualquer dispositivo que apresente uma resistência elétrica, o resultado é que a energia gasta no processo de vencer esta resistência se converte em calor. Este efeito é conhecido por efeito térmico ou efeito Joule.

A quantidade de energia que é liberada num dispositivo que tenha certa resistência e que seja percorrido por uma corrente pode ser calculada pelas fórmula da Lei de Joule.

A energia liberada é medida em Joules, mas em eletrônica é comum usarmos a potência convertida em calor, que é a quantidade de energia em Joules liberada em cada segundo. Esta quantidade recebe o nome de potência elétrica e tem sua própria unidade que é o Watt (W). Assim, 1 W equivale a 1 Joule por segundo.

 

Podemos então escrever a seguinte fórmula:

 

P = V x I

 

Onde:

P é a potência convertida em calor em watts (W)

V e á tensão aplicada em volts (V)

I é a corrente circulante em ampères (I)

 

Considerando que a corrente, a tensão e a resistência estão relacionadas de forma bem definida, também podemos escrever:

 

P = R x I2     e   P = V2 /R

 

Onde:  R é a resistência em ohms (?)

 

Estas fórmulas são as mais simples que o leitor deve conhecer. Para os que desejam se aprofundar mais em cálculos eletrônicos é preciso fazer um curso completo ou ainda ter um formulário apropriado.

 

Evidentemente, muitas fórmulas eletrônicas usam recursos matemáticos complexos como funções trigonométricas, logaritmos, integrais, derivadas e determinantes o que leva o leitor que pretende ir além a procurar uma base matemática antes.

 

Muitos dispositivos eletrônicos produzem calor para algum tipo de uso, no entanto existem outros em que o calor é resultado de sua operação e por isso precisam ser eliminados para que eles não se aqueçam demais e com isso sofram danos.

 

Para ajudar os dispositivos que produzem muito calor a se livrar dele não tendo sua temperatura elevada a valores perigosos eles são dotados ou montados em radiadores de calor, como o mostrado na figura 1.

 

 

A função dos radiadores ou dissipadores de calor é transferir para o meio ambiente o calor gerado pelos dispositivos eletrônicos. Em muitos casos podemos ajudar essa dissipação agregando aos dissipadores ventiladores ou ventoinhas, como ocorre em computadores.

Através dessas mesmas fórmulas calculamos a potência elétrica dissipada na forma de calor quando uma corrente atravessa um resistor.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Novembro chegando (OP197)

Novembro é o mês de encerramento das aulas e com isso, diferentemente do que muitos pensam, as atividades estudantis não terminam. Alguns curtirão suas férias, mas outros ficam para exames e mais ainda, precisam terminar seus TCCs.

Leia mais...

Talento
Com o talento faz-se o que se quer. Com o gênio, faz-se o que se pode. (Avec le talnt on fait ce quon veut. Avec le gênie on fai ce quon peut.)
Ingres (1780 - 1867) - Diário - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)