Os dobradores de tensão são circuitos que ao mesmo tempo que operam como retificadores, permitem obter uma saída de tensão duas vezes maior do que a que seria obtida com os processos comuns de retificação (meia onda, onda completa e ponta).

Temos duas configurações básicas de dobradores de tensão:

 

a) dobrador de meia onda:

O dobrador de meia onda é mostrado na figura 1 Utilizando apenas um diodo e um capacitor. Seu funcionamento é o seguinte:

 


 

 

 

Nos semiciclos em que o diodo é polarizado no sentido direto, quando sua resistência é muito menor do que a carga, ocorre a circulação de uma corrente intensa que leva o capacitor a carregar-se praticamente com o valor de pico da tensão alternante de alimentação.

Nos semiciclos em que o diodo é polarizado no sentido inverso, não há circulação de corrente pelo diodo e a tensão da rede praticamente se soma à tensão manifestada pelo capacitor carregado. Esta tensão dupla aparece no circuito de carga que então é alimentado.

 

b) Dobrador de onda completa

Conforme mostra o circuito da figura 2 são usados dois diodos e dois capacitores para obtermos o dobrador de onda completa.

Conforme uma rápida análise do circuito revela, o que temos é a utilização de dois circuitos simples de dobrador de mais onda em oposição de modo que um funciona com os semiciclos positivos e o outro com os negativos, havendo, portanto, a condução de corrente pela carga nos dois semiciclos.

 


 

 

 

Ver também:

* Diodos semicondutores

* Diodos Retificadores

* Multiplicadores de Tensão