O Site do Hardware Livre - OSHW

Dobradores de tensão (ALM308)

Os dobradores de tensão são circuitos que ao mesmo tempo que operam como retificadores, permitem obter uma saída de tensão duas vezes maior do que a que seria obtida com os processos comuns de retificação (meia onda, onda completa e ponta).

Temos duas configurações básicas de dobradores de tensão:

 

a) dobrador de meia onda:

O dobrador de meia onda é mostrado na figura 1 Utilizando apenas um diodo e um capacitor. Seu funcionamento é o seguinte:

 


 

 

 

Nos semiciclos em que o diodo é polarizado no sentido direto, quando sua resistência é muito menor do que a carga, ocorre a circulação de uma corrente intensa que leva o capacitor a carregar-se praticamente com o valor de pico da tensão alternante de alimentação.

Nos semiciclos em que o diodo é polarizado no sentido inverso, não há circulação de corrente pelo diodo e a tensão da rede praticamente se soma à tensão manifestada pelo capacitor carregado. Esta tensão dupla aparece no circuito de carga que então é alimentado.

 

b) Dobrador de onda completa

Conforme mostra o circuito da figura 2 são usados dois diodos e dois capacitores para obtermos o dobrador de onda completa.

Conforme uma rápida análise do circuito revela, o que temos é a utilização de dois circuitos simples de dobrador de mais onda em oposição de modo que um funciona com os semiciclos positivos e o outro com os negativos, havendo, portanto, a condução de corrente pela carga nos dois semiciclos.

 


 

 

 

Ver também:

* Diodos semicondutores

* Diodos Retificadores

* Multiplicadores de Tensão

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Mês de Muito Trabalho (OP197)

   Estamos em setembro de 2018 e continuamos com nosso trabalho, realizando palestras, viagens, escrevendo artigos, livros e muito mais. Em nossas duas últimas palestras, uma na Uninove e a outra na ETEC Albert Einstein, ambas de São Paulo, pudemos constatar de forma bastante acentuada um fato importante , que constantemente salientamos em nosso site desde seu início. 

Leia mais...

Erro de Digitação
Cada vez que vejo um erro tipográfico, penso que algo novo foi inventado. (Ich denke immer, wenn ich einen Druckfehler sehe, ES sei etwas neues erfunden.)
Goethe (1839 1832) Obras pístumas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)