Uma  lâmina de metal pelas suas dimensões e tipo de material tende a vibrar  sempre numa única frequência quando batida. Este efeito denominado “ressonância”  é aproveitado em dispositivos denominados diapasões que servem para produzir uma nota musical padrão ( lá= 440 Hz) para afinação de instrumentos. Em eletrônica determinados circuitos também manifestam o fenômeno da ressonância. Uma bobina ( indutor) e um capacitor quando ligados em conjunto apresentam propriedades bastante interessantes em relação aos sinais de corrente alternada. A bobina e o capacitor formam o que denominamos “circuito ressonante”, ou seja, um circuito que responde a sinais de determinadas frequências de um modo peculiar. Temos então dois tipos de circuitos ressonantes LC, ou seja, formados por indutâncias (L) e por capacitâncias (C).

 

Circuito ressonante paralelo:  quando ligamos um capacitor em paralelo com um indutor (figura 1) , o circuito assim formado ressoa numa frequência que é dada pela fórmula:

 

 

Fórmula

L  em  henry (H)

f   em  hertz (Hz)

C  em   farads (F)

? = 3,1416 (constante)

 

A condição de ressonância é obtida para a frequência em que a reatância capacitiva (Xc) é igual a reatância indutiva (XL), conforme sugere o gráfico da figura 200. Neste circuito o que ocorre então é que os sinais de todas as frequências que sejam aplicados encontram uma baixa resistência para sua passagem, exceto os sinais da frequência para o qual o circuito é  ressonante que encontram uma resistência infinita. O circuito deixa passar todos os sinais, menos os da frequência para a qual ele é sintonizado.

 

Este circuito é utilizado na sintonia de receptores,  de osciladores, e de transmissores onde o capacitor normalmente é do tipo variável ou ajustável de modo a permitir a seleção da frequência de ressonância.

 

Circuito ressonante série:  neste circuito o indutor é ligado em série com o capacitor, sendo a frequência de ressonância dada pela mesma fórmula (figura 2).

 

 

No caso o circuito apresenta uma baixa resistência somente para o sinal da frequência na qual ressoa, apresentando uma impedância infinita para os sinais de outras frequências. Estes circuitos são encontrados em filtros separadores de frequências ou de faixas, em osciladores, etc.