Amperímetro (ALM278)

Amperímetros são instrumentos destinados à medição de correntes elétricas. Na sua forma mais simples podemos usar um galvanômetro comum para essa finalidade, ligando-o em série com o circuito no qual desejamos saber a corrente, conforme mostra a figura 1.

 


 

 

 

Se o fundo de escala do galvanômetro for muito menor do que a intensidade da corrente medida, por exemplo, desejamos medir até 100 mA com um instrumento que tenha um fundo de escala de 1 mA, precisamos derivar o excesso de corrente, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

 

Para a derivação usamos um "shunt" ou resistência de derivação que é calculado pela seguinte fórmula:

 

 


 

 

 

As correntes devem ser medidas na mesma unidade e as resistências em Ω.

 

Um tipo moderno de amperímetro é o que permite a realização da medição sem que o circuito precise ser interrompido. Trata-se do amperímetro tipo "alicate", mostrado na figura 3.

 


 

 

 

Esse instrumento mede a corrente com base no campo magnético que ela cria e que é "captado" por uma bobina que envolve o condutor quando ele é utilizado.

Os multímetros comuns possuem escalas para a medida de corrente funcionando como amperímetros, miliamperímetros e microamperímetros.

 

Temas Abordados

* Instrumentos elétricos

* Corrente elétrica

* Shunt

 


Citação
Uma citação administrada em tempo acalma o erudito mais furioso.
Nelson Geraldo O Caminho de Gilgamesh - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)