O Site do Hardware Livre - OSHW

ELVIS – Uma Poderosa Ferramenta de Projeto Para Professores e Estudantes de Cursos Técnicos, Engenharia e Ciências (ART282)

Ensinar eletrônica e mesmo desenvolver equipamentos de instrumentação, pesquisa e controle para outros campos da ciência num centro de estudos acadêmicos ou científicos, usando eletrônica ficou muito mais simples com o os recursos de uma poderosa ferramenta educacional e de pesquisa, o NI ELVIS. Contendo recursos indispensáveis aos laboratórios de escolas e instituições de pesquisa o NI ELVIS reúne as vantagens de uma plataforma de desenvolvimento de projetos a um conjunto de instrumentos virtuais de alto desempenho. Veja nesse artigo o que é NI ELVIS e como você pode usá-lo em sua escola ou instituição de pesquisa.

 

ELVIS é uma criação da National Instruments (www.ni.com) que nele disponibiliza uma poderosa plataforma para o projeto e construção de protótipos baseados em LabVIEW, sendo especialmente indicado para professores e estudantes de engenharia e ciências.

 

ELVIS é o acrônimo de Educational Laboratory Virtual Instrumentation Suite, consistindo num ambiente especialmente criado para o desenvolvimento e construção de protótipos baseados em LabVIEW.  Sua utilização é especialmente indicada para instituições de ensino que podem usá-lo para o aprendizado da teoria e o desenvolvimento projeto de circuitos elétricos, processamento de sinais, comunicações, sistemas de controle, instrumentação mecânica e mecatrônica.

 

Ele também pode ser usado no desenvolvimento de recursos específicos de pesquisa como placas de aquisição e controle, etc.

 

O NI ELVIS foi desenvolvido em colaboração com educadores da área de ciências e engenharia havendo uma participação especial dos professores da California State University. Seu desenvolvimento visou justamente reunir num único conjunto todas as necessidades de um professor das diversas áreas de engenharia que utilizam recursos eletrônicos.

 

No NI ELVIS encontramos um conjunto de instrumentos virtuais baseados em LabVIEW, um dispositivo multifuncional para aquisição de dados além de uma estação de trabalho e uma placa do tipo matriz de contactos para a criação dos protótipos. Essa placa pode ser removida, e trocada por outra, de modo que, com o uso de diversas placas, pode-se trabalhar num mesmo ELVIS em diversos projetos paralelamente. Trata-se de um recurso de grande importância para as escolas em que cada aluno pode ter sua placa, com o seu projeto personalizado, e trabalhar nele quando for necessário. Basta programar os horários de uso do ELVIS.

 

Com seu projeto o pesquisador pode usá-lo para controlar seus experimentos quando precisar ou fazer o desenvolvimento de interfaces, sem a necessidade de manter ocupado o ELVIS.

 

Temos ainda a destacar um conjunto de instrumentos virtuais de laboratório como osciloscópio, multímetro digital, analisador de sinais, analisador dinâmico, fonte de alimentação programável e um gerador de formas de onda.

 

O sistema é baseado no LabVIEW com recursos de aquisição de sinais e desenvolvimento de protótipos, características que o tornam ideal para integrar instrumentação virtual nos cursos acadêmicos, técnicos, chegando mesmo aos níveis de pós-graduação e mestrado.

 

A placa tem baixo custo, da ordem de um livro comum, de modo que cada estudante pode desenvolver nela seu protótipo usando o ELVIS, removendo-o após o trabalho, ou fase de desenvolvimento terminada, dando lugar a outro grupo de estudantes. Como se trata de placa tipo “matriz de contacto” , os componentes são encaixados, podendo ser facilmente trocados e re-utilizados em outros projetos.

 

Além disso, a placa dispõe de conectores tipo banana, BNC e D-sub para a conexão simples e segura. Para maior segurança a estação de trabalho NI ELVIS tem um eficiente sistema de proteção contra curto-circuitos e sobretensão, evitando danos ao circuito de aquisição de dados em caso de problemas.

 

O NI ELVIS tem um custo estimado de US$ 1 860 para universidades e outras instituições de ensino. E, os laboratórios que já possuírem os recursos de aquisição de dados da National Instruments podem simplesmente acrescentar o ELVIS por US$ 1 327. Mais informações podem ser obtidas no site da NI Brasil.

 

Nele o leitor encontrará informações completas sobre o NI ELVIS incluindo tutoriais, exemplos de aplicação, experimentos, idéias práticas de ensino e muito mais para quem pretende utilizar essa poderosa plataforma de ensino.

 

Em especial destacamos o tutorial Introdução ao NI Elvis que, com 10 experimentos mostram todas as capacidades de software e hardware que se disponibiliza nessa plataforma.

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

As Atividades do Momento (OP193)

Tivemos duas semanas cheias com lançamentos de livros, eventos, entrevistas e encontros importantes que certamente reverterão em benefícios para aqueles que nos acompanham, tanto no nosso site como em nosso canal de vídeo. Começamos pela entrevista dada ao Luis Carlos Burgos do site Burgos Eletrônica em que falamos um pouco de nossa vida profissional e de nossas pretensões para o futuro.

Leia mais...

Verdade
A verdade é filha o tempo. (Veritas temporis filia)
Auro Gélio (sec II d.C.) - Noites Altas - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)