ABB desenvolve tecnologia para painéis solares flutuantes

A ABB, líder global em tecnologias de energia e Automação, está fornecendo componentes para um banco de testes monumental flutuante de 1 megawatt. Ele mede um hectare, o equivalente a 1,5 campos de futebol. A energia gerada será conectada à rede elétrica de Cingapura, fornecendo eletricidade para até 250 residências.

 

 

A escassez de terras tem limitado a adoção da energia solar no país. Painéis solares flutuantes podem ser uma alternativa viável para a cidade-estado cercada por água. Painéis flutuantes podem ser 11% mais eficientes que os painéis solares posicionados sobre o continente.

"Estamos orgulhosos por apoiar este importante projeto de Cingapura com nossa experiência em tecnologia e conhecimento", disse Tarak Mehta, presidente da divisão de Produtos para Eletrificação da ABB. "Este projeto está perfeitamente alinhado à nossa estratégia Next Level, ligada à revolução energética, e é um passo importante na colaboração com parceiros para trazer mais energias renováveis para a matriz energética do futuro".

 

Localizada no reservatório Tengeh, na região oeste de Cingapura, a instalação conta com múltiplas soluções em energia solar de diferentes fornecedores para estudar o desempenho e a eficiência de custo de plataformas solares flutuantes. A ABB forneceu 100kW dos inversores solares TRIO-50, líderes no mercado, à Phoenix Solar, um dos diversos integradores de sistemas do projeto. Esses componentes essenciais convertem a corrente contínua produzida pelos painéis solares em corrente alternada para uso na rede elétrica. Além disso, os disjuntores em caixa moldada e minidisjuntores ABB de baixa tensão protegem os circuitos elétricos na água.

Em Cingapura, um país com apenas 719 km quadrados de área e uma população de 5,6 milhões de habitantes, a alta irradiação solar anual é de aproximadamente 1.500kWh/m2, , o que faz da energia solar uma fonte atraente de energia renovável. As plataformas solares flutuantes serão naturalmente resfriadas pela água ao redor, o que aumenta significativamente a eficiência da coleta de energia. Um estudo constatou que o efeito natural de refrigeração da água sob as células solares as torna mais eficientes que os painéis solares instalados em terra.

 

 

Opinião

Mês de Fantástico (OP172)

No início de setembro já contabilizamos muitas atividades interessantes que refletem neste site. A primeira foi nossa breve participação no Fantástico da Rede Globo em São Paulo quando gravamos algumas explicações sobre os fenômenos acústicos relacionadas com o ataque sônico na embaixada americana em Cuba.

Leia mais...

DATASHEET

Digite o número do componente para localizar o Datasheet

mouser

Como usar este quadro de busca


Mudar
Quanto mais isso muda, mais fica a mesma coisa. (Plus as change, plus cest La même chose.)
Alphonse Karr (1808 1890) As Vespas - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)