O Site do Hardware Livre - OSHW

Um bit num único átomo (NOT362)

Março de 2017 – A quantidade de bits que cabe numa memória, seja ela um disco rígido ou um cartão com chip de estado sólido depende do tamanho de cada circuito que armazena um bit ou do dispositivo que faz isso. Mesmo com a capacidade de armazenar muitos gigabytes vemos que a tecnologia usada ainda está longe do ideal.

Hoje, para armazenar um único bit precisamos de uma estrutura que utiliza em torno de 100 000 átomos. É um desperdício. Podemos ir muito além e com isso obter dispositivos capazes de armazenar uma quantidade muito maior.

De fato, pesquisadores da IBM conseguiram fazer com que um único átomo seja usado para armazenar um bit o que nos levaria a dispositivos com 100 000 vezes a capacidade de armazenamento atual.

A criação de tais dispositivos está ainda longe, mas está a caminho.

BUSCAR DATASHEET


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Contente e Triste (OP181)

Trabalhamos arduamente para manter nosso site, procurando todos os dias colocar matérias novas, participar de eventos e preparar novos livros que atendam todos aqueles ávidos por conhecimentos técnicos. Nossos resultados, por um lado, tem sido positivos com o reconhecimento de todos que frequentam nosso site e nos procuram em nossos eventos. No entanto, ao lado dessa alegria também temos os fatos negativos.

 

Leia mais...

Selo
O selo é um ser pegajoso, cujo destino é viajar.
Eno Teodoro Wanke (1929) - As Costeletas de Adão - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)