Um bit num único átomo (NOT362)

Março de 2017 – A quantidade de bits que cabe numa memória, seja ela um disco rígido ou um cartão com chip de estado sólido depende do tamanho de cada circuito que armazena um bit ou do dispositivo que faz isso. Mesmo com a capacidade de armazenar muitos gigabytes vemos que a tecnologia usada ainda está longe do ideal.

Hoje, para armazenar um único bit precisamos de uma estrutura que utiliza em torno de 100 000 átomos. É um desperdício. Podemos ir muito além e com isso obter dispositivos capazes de armazenar uma quantidade muito maior.

De fato, pesquisadores da IBM conseguiram fazer com que um único átomo seja usado para armazenar um bit o que nos levaria a dispositivos com 100 000 vezes a capacidade de armazenamento atual.

A criação de tais dispositivos está ainda longe, mas está a caminho.

Opinião

Novidades de Abril (OP164)

Tivemos diversas novidades e eventos em março como a nossa participação com nossos alunos na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia) da Escola Politécnica onde também conversamos com muitos participantes que utilizaram ideias e artigos de nosso site.

Também programamos nossa presença em outros eventos e o mais próximo deles é o Arduino Day em que o Instituto estará presente com informações para nossos leitores e mostrando nossos livros. Este evento ocontece hoje (1º Abril).

Leia mais...

Velhice
A velhice é prêmio para uns e castigo para ouros.
Marques de Maricá (1773 - 1848) - Máximas - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)