Um bit num único átomo (NOT362)

Março de 2017 – A quantidade de bits que cabe numa memória, seja ela um disco rígido ou um cartão com chip de estado sólido depende do tamanho de cada circuito que armazena um bit ou do dispositivo que faz isso. Mesmo com a capacidade de armazenar muitos gigabytes vemos que a tecnologia usada ainda está longe do ideal.

Hoje, para armazenar um único bit precisamos de uma estrutura que utiliza em torno de 100 000 átomos. É um desperdício. Podemos ir muito além e com isso obter dispositivos capazes de armazenar uma quantidade muito maior.

De fato, pesquisadores da IBM conseguiram fazer com que um único átomo seja usado para armazenar um bit o que nos levaria a dispositivos com 100 000 vezes a capacidade de armazenamento atual.

A criação de tais dispositivos está ainda longe, mas está a caminho.

Opinião

Aniversário e FIEE (OP169)

Em primeiro lugar gostaríamos da agradecer a todos que nos enviaram os cumprimentos pelo aniversário do Instituto Newton C. Braga.Um mês especial para nós em que comemoramos os 9 anos de sucesso de nosso site, de nossa editora e de todos os eventos em que participamos. E, justamente para comemorar, participamos da FIEE (Feira da Indústria Elétrica e Eletrônica) no São Paulo Expo nos dias 25 e 27 de julho, em que estivemos presentes no Stand da Mouser Electronics, nosso principal parceiro.

Leia mais...

Surdos
Não há piores surdos que aqueles que não querem ouvir. (Il n y a point de pires sourds que ceux qui ne veulent pás entendre.)
Molire (1622 - 1673) - O Amor Médico - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)