Maior Telescópio do Mundo Inaugurado na China (NOT342)

No século passado descobriu-se que os astros e também muitos fenômenos cósmicos são responsáveis não apenas pela emissão de luz no espectro visível, mas também radiações em toda a faixa do espectro magnético, incluindo principalmente o espectro de rádio.

Desde então a radioastronomia passou a ser uma ferramenta importante no estudo do cosmos com a criação de radiotelescópios cada vez mais sensíveis.

O uso do Maser na amplificação de sinais a uma temperatura próxima do zero absoluto permitiu a elaboração de equipamentos extremamente sensíveis capazes de revelar os sinais mais fracos sem o ruído térmico gerado pelos próprios circuitos.

Mas, um problema apresentado por este tipo de recurso de exploração do universo, como no caso dos telescópios ópticos é o tamanho.

Num telescópio óptico quando maior é o tamanho da lente mais luz pode ser captada e com isso mais fraco em luminosidade e o menor objeto que conseguimos ver.

Num radiotelescópio isso também é válido. Quanto maior for o refletor mais fraco é o sinal que podemos captar.

O novo telescópio chinês chamado Tianyan que em chinês significa “olhos do céu” custou 184 milhões de dólares e tem um refletor de 500 metros de diâmetro com uma profundidade de 140 metros, sendo duas vezes mais sensível que o até então maior do mundo em Arecibo (Porto Rico).

Nos seus primeiros trabalhos o instrumento já detectou ondas de um pulsar a 1 351 anos luz de distância (Pulsar é um tipo de estrela que gira rapidamente emitindo pulsos ritmados de micro-ondas).

Pelo estudo dos pulsares os cientistas acreditam ser possível detectar ondas gravitacionais.

 

Imagem: cortesia do National Astronomical Observatories (China).
Imagem: cortesia do National Astronomical Observatories (China).

 

 

 

Opinião

Novidades Sempre (OP162)

Neste início de fevereiro continuamos com nosso trabalho no mesmo ritmo de sempre. As novidades continuam e muitas delas, realmente prometendo coisas sensacionais. Destacamos em primeiro lugar nossa presença na Campus Party 2017 no Anhembi em São Paulo entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro onde, além de proferir palestra sobre tecnologia, conversamos com muitos de nossos amigos e seguidores tirando muitas fotos (acompanhem no nosso Facebook).

Leia mais...

Sofrer
As grandes almas sofrem em silêncio. (Grosse Seelen dulden still.)
Schiller (1739 - 1805) - Dom Carlos - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)