Fio que amolece quando percorrido por uma corrente (NOT340)

Uma descoberta feita por pesquisadores do laboratório da Escola Politécnica Federal de Lausanne na Suíça pode levar a novas e inéditas aplicações em robótica, IoT e vestíveis.

Trata-se de uma fibra rígida semelhante a um espaguete que ao ser percorrida por uma corrente amolece completamente, como um espaguete cozido.

A nova fibra pode alterar em 27 vezes o seu tamanho o que permitiria seu uso como músculos em asas de veículos voadores ou mesmo para “amolecer” uma estrutura evitando sua quebra em caso de batida.

Seu funcionamento é simples de ser explicado. Ao ser percorrida por uma corrente, a fibra aquece e, quando chega a uma temperatura de 62º C ela amolece completamente e em 10 segundos ela se torna 700 vezes mais macia e 400 vezes mais deformável, segundo o chefe do laboratório Dario Floreano.

A equipe está atualmente trabalhando em pequenos robôs e veículos que poderiam se movimentar usando as propriedades dessas fibras, mas as possibilidades de uso no futuro são muitas,

 

 

Opinião

Aniversário e FIEE (OP169)

Em primeiro lugar gostaríamos da agradecer a todos que nos enviaram os cumprimentos pelo aniversário do Instituto Newton C. Braga.Um mês especial para nós em que comemoramos os 9 anos de sucesso de nosso site, de nossa editora e de todos os eventos em que participamos. E, justamente para comemorar, participamos da FIEE (Feira da Indústria Elétrica e Eletrônica) no São Paulo Expo nos dias 25 e 27 de julho, em que estivemos presentes no Stand da Mouser Electronics, nosso principal parceiro.

Leia mais...

Neutralidade
Entre os que destroem a lei e os que a observam, não há neutralidade possível.
Rui Barbosa (Discurso na Argentina em 1916) - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)