Fio que amolece quando percorrido por uma corrente (NOT340)

Uma descoberta feita por pesquisadores do laboratório da Escola Politécnica Federal de Lausanne na Suíça pode levar a novas e inéditas aplicações em robótica, IoT e vestíveis.

Trata-se de uma fibra rígida semelhante a um espaguete que ao ser percorrida por uma corrente amolece completamente, como um espaguete cozido.

A nova fibra pode alterar em 27 vezes o seu tamanho o que permitiria seu uso como músculos em asas de veículos voadores ou mesmo para “amolecer” uma estrutura evitando sua quebra em caso de batida.

Seu funcionamento é simples de ser explicado. Ao ser percorrida por uma corrente, a fibra aquece e, quando chega a uma temperatura de 62º C ela amolece completamente e em 10 segundos ela se torna 700 vezes mais macia e 400 vezes mais deformável, segundo o chefe do laboratório Dario Floreano.

A equipe está atualmente trabalhando em pequenos robôs e veículos que poderiam se movimentar usando as propriedades dessas fibras, mas as possibilidades de uso no futuro são muitas,

 

 

Opinião

Novidades de Abril (OP164)

Tivemos diversas novidades e eventos em março como a nossa participação com nossos alunos na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia) da Escola Politécnica onde também conversamos com muitos participantes que utilizaram ideias e artigos de nosso site.

Também programamos nossa presença em outros eventos e o mais próximo deles é o Arduino Day em que o Instituto estará presente com informações para nossos leitores e mostrando nossos livros. Este evento ocontece hoje (1º Abril).

Leia mais...

Cego
O pior cego é o que quer ver.
João Guimarães Rosa (1908 1967) Tutaméia - Ver mais frases

Instituto Newton C Braga - 2014 - Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site
Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)