O aparelho que descrevemos permite que você use seu som do carro em casa, com o mesmo desempenho e com multa facilidade. Reunimos num único equipamento a fonte de alimentação, uma saída para alto-falantes de graves e agudos com filtro separador e um Indicador de som tipo VU-meter.

 

Nota: Artigo publicado na revista Eletrônica Total 76 de 1969

 

O roubo constante de equipamentos de som de carro faz com que muitos leitores utilizem o sistema de gaveta. Desencaixados do carro e levados para casa os equipamentos de som ficam simplesmente guardados. Por que não encaixar estes equipamentos num aparelho especial que permita seu uso doméstico quando você não está no carro? É justamente isso que propomos neste artigo.

Uma potente fonte de alimentação alimenta o sistema de som do carro, enquanto filtros divisores separam os sinais dos dois canais entre alto-falantes de graves e agudos. Além disso, opcionalmente temos indicadores de nível sonoro (VU-meters) que permitem ajustar da forma ideal os volumes dos dois canais para uma melhor reprodução.

A fonte prevê a alimentação de equipamentos de médio porte com consumo de até 2 A, o que significa uma potência máxima da ordem de 100 W PMPO ou 25 W rms.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Evidentemente, testes devem ser feitos no sentido de verificar se o aparelho está apto a alimentar seu equipamento de som, mas isso será ensinado mais adiante. A fonte de alimentação é bastante simples, com um transistor de potência que admite correntes até maiores que as indicadas e a tensão é estabilizada por meio de um diodo zener. Obtemos assim uma saída estabilizada que é fundamental para garantir a integridade do equipamento de som alimentado e a fidelidade do som reproduzido.

O filtro divisor é do tipo passivo, usando bobinas e capacitores além de um potenciômetro que permite ajustar o nível de agudos. Evidentemente, se o equipamento de som já possuir um ajuste de agudos eficiente (equalizador) este controle pode ser eliminado.

Na figura 1 temos os diagramas dos três elementos que formam o sistema de alimentação para som de carro em uso doméstico. Na fonte podemos usar transformadores de 12 a 14 V de secundário com correntes na faixa de 2 a 3 A.