Este artigo é de 1978, mas todos os componentes usados ainda são comuns e a montagem simples, indicada para iniciantes. O circuito é alimentado pela própria bateria do carro e numa versão modernizada podem ser usados LEDs em lugar de lâmpadas.

O circuito é bastante simples, não só pelo reduzido número de componentes, como também pelo fato de não ser crítico quanto à disposição na sua montagem. O conjunto pode ser facilmente instalado numa caixa a qual servirá de apoio para o triângulo, conforme sugere a figura 1.

 

Figura 1 – Sugestão de montagem
Figura 1 – Sugestão de montagem

 

 

Os componentes para esta versão são calculados para que as lâmpadas pisquem em intervalos de 1 segundo, havendo então um tempo de permanência acesa de 0,25 s e um tempo de permanência de 0,75 s. Esse tempo pode ser facilmente modificado pela alteração dos valores de C1 e C2-.

Daremos uma tabela de valores para esses componentes.

 

COMO FUNCIONA

A base deste pisca-pisca é um multivibrador astável que é um circuito em que dois transistores trocam continuamente do estado de não condução para o estado de condução e vice-versa de modo que, em cada instante o estado de um é contrário ao do outro, ou seja, quando um transistor está conduzindo a corrente o outro não está. (figura 2).

 

Figura 2 – O multivibrador astável
Figura 2 – O multivibrador astável

 

 

O tempo que cada transistor permanece conduzindo é determinado pelos valores dos componentes que polarizam suas bases (R2 e R3) e pelos capacitores C1 e C2.

Como a corrente do coletor de cada transistor é insuficiente para a potência desejada, um terceiro transistor é acrescentado ao circuito.

Este é um transistor de alta potência (Q3) Que tem sua base polarizada no sentido de não haver condução quando Q2 não conduz e de haver plena condução quando Q2 conduz. Em suma, a condução de Q3 acompanha Q2.

Como a corrente deste transistor é bastante elevada em função de carga a ser alimentada, ele deve ser montado num dissipador de calor ou na própria caixa que aloja o conjunto. Neste último caso, deve-se observar o isolamento do transistor da caixa, com a qual deve haver apenas um contacto térmico. (figura 3).

 

Figura 3 – O transistor de potência
Figura 3 – O transistor de potência

 

 

MONTAGEM

O circuito completo do pisca-pisca é dado na figura 4 e a sua placa de circuito impresso na figura 5.

 

Figura 4 – Circuito completo
Figura 4 – Circuito completo

 

 

Figura 5 – Placa para a montagem
Figura 5 – Placa para a montagem

 

 

Antes de adquirir os componentes para a montagem, verifique na tabela abaixo os valores de C1 e C2 para o seu caso:

 


 

 

 

O conjunto pode ser instalado numa caixa de aproximadamente 5 x 5 x 10 cm. É claro que os leitores que não quiserem fazer a montagem em placa de circuito impresso poderão optar pela montagem em ponte de terminais cujo desenho é dado na figura 6.

 

Figura 6 – Montagem em ponte de terminais
Figura 6 – Montagem em ponte de terminais

 

 

No caso a caixa que alojará o conjunto deve ser um pouco maior que para o caso de montagem em placa de circuito impresso.

Na montagem observe cuidadosamente a polaridade dos capacitores e a posição dos transistores.

Na soldagem dos componentes tome cuidado para que o calor desenvolvido no processo não afete os componentes.

Na entrada do circuito é colocado um fusível de 4 ou 5 A que serve para proteger os componentes, principalmente os transistores em caso de curtocircuitos acidentais.

Depois de montar os componentes na placa de circuito impresso ou na ponte de terminais, instale o conjunto na caixa, montando em seguida o transistor de potência em seu dissipador na sua parte posterior, o suporte do fusível, e se quiser um interruptor para desligar a unidade.

A caixa pode ser dotada de alertas para fixação, conforme sugere a figura 7.

 

Figura 7 – Sugestão de caixa
Figura 7 – Sugestão de caixa

 

 

NÚMERO MÁXIMO DE LÂMPADAS

A corrente máxima que pode fornecer este circuito numa alimentação de 12 V é de 3 A o que nos dá uma potência da ordem de 36 W. Assim, em hipótese alguma deve ser superados esse limites sob perigo de superaquecimento excessivo queimar o transistor de saída.

Se o leitor não souber qual é a potência de uma lâmpada, deve simplesmente multiplicar a tensão de 12 V do carro pela corrente da mesma. Por exemplo: uma lâmpada de 12 V x 2 A tem uma potência de 2 x 12 = 24 Watts.

 

Q1 - Q2 - BC337 ou BC635

Q3 - 2N3055

R1 - 680 ohms x 1/2 W – resistor (azul, cinza, marrom)

R2 – 39 k ohms x 1/2 W – resistor (laranja, branco, laranja)

R3 - 5,9 k ohms x 1/2 W – resistor (azul, cinza, vermelho)

R4 - 120 ohms x 2 W – resistor (marrom, vermelho, marrom)

R5 - 27 ohms x 1W – resistor (vermelho , violeta., preto).

R6 - 270 ohms x 1/2 W – resistor (vermelho, violeta, marrom)

R7 - 68 ohms x 1/2 W – resistor (azul, cinza, preto)

C1 - capacitor eletrolítico para 16 V (ver tabela)

C2 - capacitor eletrolítico para 16 V (ver tabela)

Diversos: porta fusíveis, interruptor simples, ponte de terminais ou placa

de circuito impresso, caixa para o conjunto, dissipador para o transistor

de potência, fios, solda, etc.

 

Artigo publicado originalmente em 1978