Os multímetros são os instrumentos mais usados na bancada ou laboratório de reparação em eletrônicos. A função ohmímetro é usada para testar os componentes eletrônicos seja no circuito desligado na energia elétrica ou fora da placa. Neste artigo vou mostrar as três principais indicações do ohmímetro sem nos prendermos a valores específicos de resistência. É uma dica bem interessante para quem está começando no uso desta ferramenta. Vamos dividir em dois grupos: multímetros analógicos e digitais. Ao testar o componente podemos encontrar circuito aberto, curto ou um valor de resistência dependendo do valor do componente, tipo e estado dele.

 

1. Multímetro Analógico – A escala a ser usada neste caso é a X1 por ora não importa o componente, serve apenas didaticamente. Ao testar o componente podemos obter um dos três estados mostrados na figura abaixo:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O ponteiro vai ao zero – Indica curto ou continuidade. Continuidade (normal) para fios, fusíveis, chaves ligadas, trilhas, bobinas, resistores ou fusistores de baixíssimo valor etc. Curto (defeito) para transistores, diodos, capacitores, isolamentos etc.

 

O ponteiro não se move (infinito) – Indica aberto ou interrompido. Normal para chaves desligadas, isolamentos, resistores de médio ou alto valor, capacitores não polarizados, diodos e transistores polarizados inversamente etc. Defeito para fusíveis, fios, chaves ligadas, bobinas, resistores e fusistores de baixo valor, transistores e diodos polarizados diretamente.

 

O ponteiro indica um valor de resistência – Aí é o meio termo e indica resistência ou fuga. Resistência para resistores de valores baixos, diodos e transistores polarizados diretamente, primário de transformadores de força de rádios e aparelhos de som etc. Fuga para capacitores de qualquer tipo, transistores e diodos polarizados inversamente, isolamentos etc.

 

Observações importantes: As pilhas e bateria do multímetro devem estar boas e a escala de X1 não pode estar com o resistor interno (de 9 a 20 Ω) queimado. Descobrimos este defeito segurando nas ponteiras e o ponteiro move-se nesta escala citada.

 

 

2. Multímetro Digital – Podemos usar três escalas diferentes para o teste dependendo do componente:

Escala de diodos (tem o símbolo do diodo) – Para semicondutores em geral;

Escala de Resistência (até 200) – Para resistores de baixo valor, fios, fusíveis, chaves, bobinas;

Escala de continuidade (símbolo de alto falante) – Fios, fusíveis, chaves, bobinas, trilhas.

 

Na falta de escalas de continuidade pode-se usar a mais baixa de resistência ou até a de diodos. Veja exemplos a seguir:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

A escala de resistência indica um valor em ohms, o mesmo com a escola de continuidade e nas baixas resistências ela “apita” e a de diodo indica um valor de queda de tensão das junções dos transistores e diodos. Ao testar o componente podemos obter indicações como estas indicadas a seguir:

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Para o curto e o circuito aberto valem as mesmas explicações e componentes dados para o multímetro analógico. No caso da escala de diodo ele marca a queda de tensão no componente. Se indicar OL (open line) o circuito está aberto e se indicar 0 V indica curto ou continuidade).

 

A Burgoseletronica Ltda vende cursos e livros técnicos nos endereços a seguir:

http://loja.burgoseletronica.net/

http://www.lojaburgoseletronica.com.br/

Canal no YouTube: www.youtube.com/c/Burgoseletronica05