A ideia do livro digital o E-book, para alguns, é vista apenas como uma forma de se colocar na forma virtual um conteúdo que está no papel. Nada mais errado do que esta abordagem.

Quando iniciamos a produção de nossos livros no formato digital, vislumbramos uma abordagem diferente que oferece muito mais, tanto para os autores, como para os leitores e os próprios anunciantes.

No caso de livros técnicos, a possibilidade de se ter um E-Book sobre determinado assunto vai muito além do que se ter a disposição um manual de consulta, um texto de referência ou ainda um texto didático.

O que ocorre é que os E-Books não ficam propriamente no computador de quem o adquire, mas sim num computador que pode ser acessado a qualquer momento, a partir de qualquer computador, tablet ou IPhone, o que traz segurança e acessibilidade num nível muito alto.

Mas essa característica traz algo mais que deve ser considerado quando se adquire um E-Book.

Estando num local que pode ser acessado também pelo autor do livro, ele pode ser atualizado a qualquer momento, sem que o comprador pague por isso.

Assim, o autor do livro pode, de tempos em tempos revisar sua obra, acrescentando novos itens, trocando itens que fiquem obsoletos ou que estejam errados, sem que o leitor precise se preocupar com isso, mesmo aqueles que já compraram o livro.

Desta forma, as atualizações ocorrem no livro que você já comprou, sem que você precise comprar uma edição nova, o que ocorre no formato em papel.

Se amanhã surgir um novo componente, como autor, posso acrescentar uma página inteira sobre ele no Curso Básico de Eletrônica ou no Curso de Eletrônica Analógica, sem que os leitores que compraram o livro precisem comprar a nova edição.

Enfim, como o livro é dinâmico e pode ser atualizado, ele pode ser considerado um verdadeiro site que você comprou só para você e ninguém pode mexer, a não ser o autor do livro, se quiser fazer atualizações ou correções.

Mas, para o anunciante, essa possibilidade oferece uma nova mídia, como nunca se pensou antes.

Livros técnicos podem receber anúncios ou patrocínios e, exatamente como num site, podem ser inseridos anúncios relativos ao seu conteúdo.

Assim, os anunciantes podem colocar seus anúncios nos livros técnicos por determinado período, e fazer sua troca por versões atualizadas quando desejarem.

Um anunciante que trabalhe com a venda de componentes pode colocar um anúncio de seu produto nos nossos volumes da série Banco de Circuitos e trocar este anúncio periodicamente quando novos componentes tiverem de ser destacados.

Mas, o importante nisso tudo é que os anúncios não entram nos livros apenas a partir da data em que eles forem vendidos, mas em todos os livros que já foram vendidos também, pois conforme vimos, as alterações podem ser feitas a qualquer momento.

Isso significa que, mesmo para os que já compraram um E-Book sobre determinado assunto a um bom tempo, o anúncio encontrado no livro quando for aberto agora, é um anúncio atual.

Não mais as páginas amareladas de revista antigas com anúncios de produtos, lojas e fornecedores que já não mais existem e que, ao discarmos um telefone anunciado ele não completa a ligação, pois o número não já foi eliminado das listas há muito tempo.